Cogerh conclui construção de adutora que abastecerá São Gonçalo do Amarante

20 de junho de 2018 - 14:43

A Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), por meio da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), concluiu, neste fim de semana, a construção de uma adutora para o abastecimento da sede municipal de São Gonçalo do Amarante, situada a 59 quilômetros a Oeste de Fortaleza. O projeto procura se antecipar a um problema de crise hídrica, já que o Açude Sítios Novos, que abastece o município atualmente, só tem água suficiente até o fim deste ano. “A ideia é realmente nos anteciparmos ao problema”, explica o secretário Francisco Teixeira. Para entrar em funcionamento, o equipamento depende agora apenas da ligação da energia pela Coelce.

A água que abastecerá a sede do município será captada no Trecho 5 do Eixão das Águas. A adutora terá cinco quilômetros da captação até a Estação de Tratamento (ETA/Cagece) de Catuana (distrito de Caucaia) ao custo aproximado de R$ 5 milhões. “Trata-se de uma ação fundamental, tendo em vista a importância do município, que tem cerca de 45 mil habitantes”, disse Teixeira.