Notícias (137)

O mais recente mapa do Monitor de Secas do Nordeste aponta que o Ceará fechou março com seu território 25,48% sem seca relativa. Os resultados foram elaborados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) em conjunto com outros institutos de meteorologia do Nordeste e coordenado pela Agência Nacional das Águas (ANA).

Confira a matéria completa na Sala de Imprensa Todos pela Água: http://saladeimprensa.ceara.gov.br/todospelaagua/?p=28525

Seminário internacional ocorrerá nos dias 24 e 25 em Fortaleza (CE) e terá como um dos destaques o Programa Água Doce, do MMA.

O Programa Água Doce, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), será um dos destaques do Seminário da Associação Latino-americana de Dessalinização e Reúso de Água (Aladyr), que ocorrerá entre os dias 24 e 25 deste mês, em Fortaleza (CE). As inscrições estão abertas. O ministério apoia o evento, através do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas e Acesso à Água, que tem a competência de coordenar a implementação de ações de acesso à água por meio da dessalinização.

O seminário, o segundo do ciclo 2018 da Aladyr, terá como tema "Dessalinização, Tratamento e Reúso de Água e Efluentes". Além de especialistas brasileiros e estrangeiros, participarão do seminário empresas de saneamento e abastecimento dos estados costeiros, instituições públicas e privadas envolvidas na execução do PAD e fornecedores e demais empresas da área de dessalinização no Brasil.

Durante o evento, que ocorre pela segunda vez no Brasil, os participantes vão compartilhar experiências e trocar conhecimentos sobre tecnologias e melhores práticas no setor. A ideia é estabelecer relações entre países e empresas para o desenvolvimento de tecnologias com sustentabilidade operacional, social e ambiental.

Além do Programa Água Doce, serão apresentadas experiências com dessalinização de água do mar no arquipélago de Fernando de Noronha (PE), na Região Metropolitana de Fortaleza e em Macau (RN). Haverá ainda palestras sobre o panorama da dessalinização no mundo, na América Latina e no Brasil.

A ALADYR

A Associação Latino-americana de Dessalinização e Reúso de Água (Aladyr) tem representações em todos os países da América Latina, inclusive o Brasil. Foi criada com a finalidade de promover, proteger e desenvolver tecnologias e projetos destinados à dessalinização e tratamento de água para reúso e consumo, seguindo padrões de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

A entidade representa seus associados perante organizações públicas e privadas do setor de tratamento de água, contribui com pesquisas acadêmicas, por meio da geração de novos conhecimentos, aplicações e tecnologias e, ainda, aposta no progresso de profissionais da área com a realização de encontros, seminários e eventos similares.

ÁGUA DOCE

O Programa Água Doce leva água de qualidade para centenas de comunidades do semiárido brasileiro. É considerado exemplo para o mundo por inovar na utilização do processo de osmose inversa na dessalinização de águas subterrâneas salobras para produzir água potável e pelo seu caráter socioambiental. Clique aqui para saber mais sobre o programa.

A osmose inversa apresenta vantagens em função de seus aspectos econômicos e técnicos, quando comparada as outras tecnologias de dessalinização (processos térmicos, de troca iônica e de eletrodiálise).

O princípio operacional deste processo é baseado no fenômeno osmótico e ocorre quando uma pressão superior à pressão osmótica da água salina ou salobra é aplicada para permear a agua, por meio de uma membrana semipermeável, produzindo água com teor de sais adequados para o consumo humano.

SERVIÇO:
Seminário da Associação Latino-americana de Dessalinização e Reúso de Água (Aladyr)
Data: 24 e 25 de abril
Local: Fortaleza (CE) - Hotel Oásis Atlântico, Praia do Meirelles

Fonte: Ascom/MMA


Representando a Secretária dos Recursos Hídricos do Estado, o superintendente da SOHIDRA, Yuri Costa, participou, na manhã desta segunda-feira (16), do Seminário Transposição e Revitalização do Rio São Francisco no Ceará. O encontro foi realizado na Assembleia Legislativa, por meio da Comissão Especial de Transposição do São Francisco do Legislativo Estadual.

Confira a matéria completa na Sala de Imprnesa Todos pela Água: http://saladeimprensa.ceara.gov.br/todospelaagua/?p=28858

Nas últimas 24 horas foram registrados aportes em 67 reservatórios, com recarga de 66,41 milhões de metros cúbicos. No acumulado deste ano, a recarga já chega a 1.449,95 milhões de metros cúbicos.

Confira a Resenha Diária da situação dos 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), na Sala de Imprensa Todos pela Água: http://saladeimprensa.ceara.gov.br/todospelaagua/?p=28826

Nas últimas 24 horas foram registrados aportes em 93 reservatórios, com recarga de 139,48 milhões de metros cúbicos. No acumulado deste ano, a recarga já chega a 1.123,34 milhões de metros cúbicos.

Confira a Resenha Diária da situação dos 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), na Sala de Imprensa Todos pela Água: http://saladeimprensa.ceara.gov.br/todospelaagua/?p=28805

Acadêmicos, profissionais e gestores dos órgãos do Sistema Hídrico do Ceará participaram, na manhã da quarta-feira (11), da apresentação da minuta do Estudo de Integração dos Instrumentos de Gestão. Desenvolvido pela IBI Engenharia Consultiva e acompanhado por uma comissão formada por técnicos da Secretária dos Recursos Hídricos (SRH) e da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), o estudo tem o objetivo de sugerir processos de aprimoramento dos instrumentos de gestão como outorga, fiscalização e cobrança.

O secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, fez a fala de abertura do encontro, quando destacou a importância do constante aprimoramento da gestão considerando a situação de aporte hídrico, qualidade e, principalmente, o direcionamento do uso da água. “Me sinto muito confortável, como Secretário, diante das proposições desse estudo. Aprimorar os processos de outorga, fiscalização e cobrança é uma demanda que parte não só da gestão pública, mas também de membros da sociedade, que estão na ponta da cadeia de consumo”, explicou Teixeira.

Dentro da programação do encontro, foi apresentado o termo de referência que norteou o trabalho da IBI. Em seguida, Hipérides Macedo, consultor à frente do estudo, expôs a proposta da empresa, que recebeu contribuições para a elaboração do relatório final. Uma vez consolidado, o documento será apresentado aos Comitês de Bacias, à Câmara Técnica de Água e Desenvolvimento e ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH), momento em que proposições ainda deverão ser feitas.

Nas últimas 24 horas foram registrados aportes em 95 reservatórios, com recarga de 102,35 milhões de metros cúbicos. No acumulado deste ano, a recarga já chega a 981,56 milhões de metros cúbicos. Confira a Resenha Diária da situação dos 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), na Sala de Imprensa Todos pela Água: http://saladeimprensa.ceara.gov.br/todospelaagua/?p=28770

Na manhã desta terça-feira (10), gestores e técnicos do Programa Água Doce (PAD) no Ceará foram recebidos pelo secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, para dar início à elaboração do balanço das ações do PAD no Estado. A implantação dos últimos sistemas de dessalinização previstos pelo atual contrato, que devem ser inaugurados até dezembro. Também foi tema da reunião que contou com a participação do secretário adjunto Ramon Rodrigues; do coordenador do PAD no Ceará, Ricardo Marques; da supervisora do Núcleo de Águas Subterrâneas da SRH, Liduína Carvalho e das diretoras financeiras da SRH, Heloísa Mota e Isabel Carvalheiro.

 

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. Visa ao estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades difusas do semi-árido.

 

Em quase cinco anos de Água Doce no Ceará, 212 comunidades de 44 municípios já foram beneficiadas com sistemas de dessalinização. E outros 36 equipamentos estão em processo de implementação. Para tanto, terão sido investidos R$ 44.249.978,55 de recursos dos governo Federal e Estadual. A mais recente inauguração aconteceu no final de janeiro deste ano, quando 190 famílias das localidades de Ipueira das Pedras, Monte Pedral, Mulungu, Muquém, Nogueira e Passagem, na zona rural do Município de Paramoti, receberam sistemas de dessalinização de água do Programa Água Doce (PAD).

Nas últimas 24 horas foram registrados aportes em 85 reservatórios, com recarga de 57,43 milhões de metros cúbicos. No acumulado deste ano, a recarga já chega a 868,47 milhões de metros cúbicos.

Confira a Resenha Diária da situação dos 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), na Sala de Imprensa Todos pela Água: http://saladeimprensa.ceara.gov.br/todospelaagua/?p=28753

Nas últimas 24 horas foram registrados aportes em 87 reservatórios, com recarga de 30,26 milhões de metros cúbicos. No acumulado deste ano, a recarga é de 618,76 milhões de metros cúbicos.

 

Confira a situação dos 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) na Sala de Imprensa Todos pela Água: http://saladeimprensa.ceara.gov.br/todospelaagua/?p=28719

Pagina 1 de 14