Página Inicial Imprensa Noticias Governo do Estado entrega sistemas de abastecimento com dessalinizadores na zona rural de Itapajé

Governo do Estado entrega sistemas de abastecimento com dessalinizadores na zona rural de Itapajé

Avalie este item
(0 votos)

Equipamentos são do Programa Água Doce, parceria da Secretaria dos Recursos Hídricos com o Ministério do Meio Ambiente. No total, o Ceará será contemplado com 277 sistemas em 44 municípios

 

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), entregou, nesta quinta-feira (31/03), cinco novos sistemas de abastecimento d'água com dessalinizadores do Programa Água Doce (PAD), em Itapajé, na região Norte do Estado. O investimento de R$ 680,8 mil passa a garantir a 389 famílias, de cinco comunidades rurais, acesso a água de qualidade: Pé de Serra de Santana, Serrote do Meio, Jardim, Mulungu e Pedra D'água. O dessalinizador instalado na comunidade de Serrote do Meio também beneficiará moradores da Vila dos Rodrigues, Vila Lino e Alto do Tamarindo.


“Mais do que os recursos financeiros, repassados integralmente pela União, por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para estes investimentos, gostaria de destacar a importância da parceria que se estabelece com o Água Doce. Aqui estão envolvidos, além da União, o Estado do Ceará, por meio da SRH, a prefeitura de Itapajé e, talvez principalmente, as comunidades, por meio de suas associações”, destacou o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira.

Teixeira destacou ainda o empenho da equipe estadual do PAD, que já concluiu a construção de 60 sistemas em vários municípios do Estado. “Quando falo em concluir a obra, não tenho em mente apenas a parte física da estrutura, o que já é considerável, mas também todo o trabalho social, de treinamento do pessoal local, que tem de estar engajado para que o sucesso do programa esteja garantido”, ressaltou.


O Coordenador Nacional do Programa Água Doce, Renato Saraiva, destacou que a entrega dos cinco equipamentos em Itapajé marcou também o funcionamento dos primeiros 60 dessalinizadores do PAD no Ceará. “Ao todo, o convênio prevê a instalação de 277 sistemas no Estado. E eu queria destacar que o Ceará vem sendo uma referência para os outros oito estados onde o PAD está presente”, revelou.

Saraiva frisou ainda que o dessalinizador promove uma filtração muito eficaz na água. “Trata-se de uma filtragem molecular. Significa dizer que tira também vírus e bactérias para além do sal. Trata-se de um eficaz processo de purificação da água,” disse.”Tenham certeza de que vocês, a partir de agora estarão tomando uma água de altíssima qualidade, um remédio”, exagerou. “É um a estação de tratamento de água que estamos implantando aqui,” concluiu.


O PROGRAMA
O PAD promove e disciplina a implantação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis. O uso dessa tecnologia atende prioritariamente, as populações de baixa renda, residentes em localidades do semiárido. O programa já beneficia cerca de 100 mil pessoas em 154 localidades do Nordeste, ampliando suas ações para garantir o acesso à água de qualidade nessas comunidades.

Nas localidades atendidas, a gestão dos sistemas é realizada pelo Núcleo Local, a partir de um acordo celebrado entre todos, com a participação do estado e do município. O Programa no Estado do Ceará envolve recursos financeiros totais da ordem de R$ 44 milhões. Beneficiará 277 comunidades rurais difusas de 44 municípios da Região Semiárida do estado. O trabalho de instalação está dividido em três lotes geográficos e beneficiará 9.647 famílias, correspondendo a 48.235 pessoas.

MUNICÍPIOS ATENDIDOS PELO PAD

LOTE 1: Miraíma, Irauçuba, Itapajé, Umirim, Tejuçuoca, Apuiarés, Pentecoste, Gal. Sampaio, Paramoti, Caridade, Canindé, Sta Quitéria, Itatira e Madalena.

LOTE 2: Mons. Tabosa, Boa Viagem, Independência, Quiterianópolis, Tauá, Arneiroz, Catarina, Saboeiro, Aiuaba e Salitre.

LOTE 3: Barreira, Chorozinho, Aracoiaba, Ocara, Itapiúna, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Morada Nova, Palhano, Russas, Banabuiú, Jaguaretama, Jaguaribara, Alto Santo, Milhã, Mombaça, Piquet Carneiro, Acopiara e Umari.

30.03.2016
Henrique Silvestre
Assessor de Imprensa da Secretaria dos Recursos Hídricos
85 3101.4004 | 98866.9963

Ler 1174 vezes Última modificação em Sexta, 01 Abril 2016 21:55