Página Inicial Imprensa Noticias Ações do governo para convivência com a seca serão apresentadas a dirigentes da ANA

Ações do governo para convivência com a seca serão apresentadas a dirigentes da ANA

Avalie este item
(1 Votar)


Técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA) reúnem-se nesta terça-feira (24) com representantes dos órgãos estaduais ligados à questão da seca e do abastecimento d'água no Ceará. O evento “Crise Hídrica: abordando as ações de convivência com a seca atual” acontece a partir das nove da manhã, no auditório da Companhia Estadual de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Os técnicos da ANA conhecerão as ações desenvolvidas pelo Ceará no enfrentamento aos efeitos da estiagem que já se prolonga por cinco anos. Participam do evento, além da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), dirigentes de Cogerh, Sohidra, Funceme, Cagece e Defesa Civil Estadual.

“Esse encontro vai permitir uma integração maior do grupo que atua diretamente na conivência com a seca aqui no Estado do Ceará com a Agência Nacional de Águas. Serão dois diretores da ANA que, além de alto gabarito técnico, podem contribuir para um apoio federal maior aos programas e ações que o Estado está implementando nessa área. E esse apoio pode transcender a área técnica e institucional para o político, nesse momento tão conturbado que o País atravessa”, avalia o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira.

Para o secretário, será uma discussão entre Estado e União "no sentido de integrarmos ainda mais as ações de enfrentamento aos efeitos da seca. Nós vamos apresentar nosso plano de convivência com a seca e detalhar ações que estão sendo implementadas não só pela SRH e vinculadas, mas ações da Cagece, da Defesa Civil Estadual, bem como os estudos desenvolvidos pela Funceme para a quadra deste ano e as primeiras tendências para 2017”.

Teixeira complementa: “A água dos açudes construídos pelo Dnocs e operados e monitorados em parceria com a Cogerh e a SRH é de domínio federal. E, no Ceará, a ANA delegou a gestão ao Estado – via Cogerh e SRH e comitês de bacias”. O secretário também destaca que o Ceará é único estado do Nordeste cujas outorgas de água são feitas no âmbito estadual.

 


Serviço -

“Crise Hídrica: abordando as ações de convivência com a seca atual"

Terça-feira – 24/05

Auditório da Cogerh

Às 9h

23.05.2016
    

Assessoria de Comunicação SRH
Henrique Silvestre / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 
85 - 3101.4004

Ler 878 vezes Última modificação em Segunda, 23 Maio 2016 17:12