Página Inicial Imprensa Noticias Dia Mundial da Água comemorado na Secretaria dos Recursos Hídricos

Dia Mundial da Água comemorado na Secretaria dos Recursos Hídricos

Avalie este item
(1 Votar)
Foi com Asa Branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira) como música de fundo, que servidores da Secretaria dos Recursos Hídricos e das vinculadas - Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) iniciaram a celebração, na manhã desta quarta-feira (22/03), do Dia Mundial da Água. O evento, que aconteceu no auditório da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), contou com palestra sobre Reúso de Água, sorteio de brindes, e homenagem à recém-falecida antropóloga Rosiane Limaverde, fundadora da Fundação Casa Grande (Nova Olinda). Rosiane era responsável pelos levantamentos antropológicos do Cinturão das Águas do Ceará (CAC).
 
O secretário Francisco Teixeira destacou a importância da data mundial e ressaltou o trabalho dos servidores do Sistema Hídrico e de instituições parceiras como Cagece, Saaes, Sisar e órgãos ambientais. O Ceará tem toda uma história associada à escassez hídrica e uma política de recursos hídricos que ganha cada vez notoriedade da sociedade e fora do Estado também.  Para nós cearenses é sempre bom comemorar essa data para lembrar que temos o arcabouço institucional melhor consolidado e o mais antigo do Brasil. Nossos servidores têm sido de uma abnegação inconteste no momento em que atravessamos uma estiagem das mais extremas". ressaltou. Para ele, esse empenho deverá se estender ainda, "Pois estamos vivenciando o fim da seca meteorológica, mas os cuidados com a economia de água precisam continuar".
 
O presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, lembrou as palavras do frade franciscano Leonardo Boff, para que “a água deve ser cuidada”. “Essa data deverá servir para que nos lembremos disso: cuidar das águas e também das plantas”, disse. Para ele, trata-se de um dia muito importante para vida, para sociedade como um todo, “sobretudo para nós que vivemos no semiárido”.
 
Durante a solenidade,  a plateia não conteve a emoção após a apresentação da pequena Cecília do Acordeon, de apenas nove anos. Além do clássico Asa Branca, executou o Xote Ecológico e a Morte do Vaqueiro – também do repertório de Luiz Gonzaga, e músicas autorais. Cecília é de Aracoiaba, e seu pai é membro do Comitê da Bacia Metropolitana. Coube a ela, com encanto, abrir a solenidade.
 
HOMENAGEM –
Responsável pelo componente arqueológico do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), a antropóloga Rosiane Limaverde, falecida na última segunda-feira, foi homenageada com um minuto de silêncio proposto por Luiz Carlos Rocha Mota, titular da Célula de Controle Sócio-Ambiental da SRH. Ele destacou que mesmo nos cinco anos em que lutou contra um câncer, Rosiane manteve-se firme á frente do trabalho no CAC.
DIA DA ÁGUA
- Celebrado no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água foi instituído em 1993 pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – ECO-92. Desde então, as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria ONU com objetivo de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.
 
Ler 433 vezes Última modificação em Quarta, 22 Março 2017 14:45