Página Inicial Imprensa Noticias Secretário adjunto participa de debate sobre gestão dos Recursos Hídricos promovido pela ANA

(1 Votar)

O secretário adjunto da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Ramon Rodrigues, participou, em Brasília, da II Reunião para o Fortalecimento da Gestão dos Recursos Hídricos. O evento, promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA), teve como principal objetivo apresentar a atuação da ANA junto aos órgãos gestores dos estados e do Distrito Federal e promover diálogo para firmar um protocolo de intenções entre a União, os estados e o Distrito Federal, visando à gestão compartilhada dos recursos hídricos no país. Também integrou a delegação da SRH no evento, o titular da Coordenadoria de Gestão dos Recursos Hídricos da SRH, Carlos Campelo.

Dentre os temas debatidos, destacam-se “A atuação da União e o futuro da gestão compartilhada dos recursos hídricos no Brasil”; “Balanço da atuação da ANA junto aos órgãos gestores de recursos hídricos e perspectivas”; e “Principais desafios e perspectivas para a gestão compartilhada dos recursos hídricos”.

Na abertura do evento, na noite do dia 28, a atuação da União e o futuro da gestão compartilhada dos recursos hídricos no Brasil foi o tema em pauta. Realizaram a abertura do encontro o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu; o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Marcelo Cruz; o secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA, Jair Tannus; e a subsecretária de Articulação Institucional da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, Eliane Barbosa.

SEGUNDO DIA - Para abrir as discussões do dia 29, o diretor da Área de Gestão da ANA, Paulo Varella, apresentou os principais resultados dos programas da Agência Nacional de Águas implementados junto às unidades da Federação, como o Programa Produtor de Água, o Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (PROGESTÃO), o Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (PROCOMITÊS), o Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (QUALIÁGUA) e a instalação de salas de situação e plataformas de coleta de dados nos estados e do DF.

O diretor-presidente da ANA falou sobre os principais desafios e perspectivas para a gestão compartilhada dos recursos hídricos no País. Vicente Andreu também abordou pontos para que o setor de recursos hídricos atinja um protagonismo maior na agenda política regional e nacional.

Na 2ª Reunião para o Fortalecimento da Gestão dos Recursos Hídricos os representantes dos órgãos gestores de recursos hídricos dos estados e do Distrito Federal também tiveram a oportunidade de expor suas ideias para o desenvolvimento do setor e fazer um intercâmbio de experiências durante o evento. Ao final, aconteceu a assinatura do Protocolo de Intenções entre a ANA e os órgãos gestores para fortalecer a gestão compartilhada dos recursos hídricos no País e estabelecer compromissos coletivos executáveis de acordo com a realidade de cada região.

Ler 118 vezes Última modificação em Segunda, 24 Abril 2017 16:09