Página Inicial Imprensa Noticias Secretário adjunto participa de debate sobre gestão dos Recursos Hídricos promovido pela ANA

Secretário adjunto participa de debate sobre gestão dos Recursos Hídricos promovido pela ANA

Avalie este item
(1 Votar)

O secretário adjunto da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Ramon Rodrigues, participou, em Brasília, da II Reunião para o Fortalecimento da Gestão dos Recursos Hídricos. O evento, promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA), teve como principal objetivo apresentar a atuação da ANA junto aos órgãos gestores dos estados e do Distrito Federal e promover diálogo para firmar um protocolo de intenções entre a União, os estados e o Distrito Federal, visando à gestão compartilhada dos recursos hídricos no país. Também integrou a delegação da SRH no evento, o titular da Coordenadoria de Gestão dos Recursos Hídricos da SRH, Carlos Campelo.

Dentre os temas debatidos, destacam-se “A atuação da União e o futuro da gestão compartilhada dos recursos hídricos no Brasil”; “Balanço da atuação da ANA junto aos órgãos gestores de recursos hídricos e perspectivas”; e “Principais desafios e perspectivas para a gestão compartilhada dos recursos hídricos”.

Na abertura do evento, na noite do dia 28, a atuação da União e o futuro da gestão compartilhada dos recursos hídricos no Brasil foi o tema em pauta. Realizaram a abertura do encontro o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu; o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Marcelo Cruz; o secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA, Jair Tannus; e a subsecretária de Articulação Institucional da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, Eliane Barbosa.

 

SEGUNDO DIA - Para abrir as discussões do dia 29, o diretor da Área de Gestão da ANA, Paulo Varella, apresentou os principais resultados dos programas da Agência Nacional de Águas implementados junto às unidades da Federação, como o Programa Produtor de Água, o Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (PROGESTÃO), o Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (PROCOMITÊS), o Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (QUALIÁGUA) e a instalação de salas de situação e plataformas de coleta de dados nos estados e do DF.

 

O diretor-presidente da ANA falou sobre os principais desafios e perspectivas para a gestão compartilhada dos recursos hídricos no País. Vicente Andreu também abordou pontos para que o setor de recursos hídricos atinja um protagonismo maior na agenda política regional e nacional.

 

Na 2ª Reunião para o Fortalecimento da Gestão dos Recursos Hídricos os representantes dos órgãos gestores de recursos hídricos dos estados e do Distrito Federal também tiveram a oportunidade de expor suas ideias para o desenvolvimento do setor e fazer um intercâmbio de experiências durante o evento. Ao final, aconteceu a assinatura do Protocolo de Intenções entre a ANA e os órgãos gestores para fortalecer a gestão compartilhada dos recursos hídricos no País e estabelecer compromissos coletivos executáveis de acordo com a realidade de cada região.

 

Ler 118 vezes Última modificação em Segunda, 24 Abril 2017 16:09