Página Inicial Imprensa Noticias Segurança Hídrica: Governo do Ceará entrega adutora à população do distrito de Campos Belos, Caridade

Segurança Hídrica: Governo do Ceará entrega adutora à população do distrito de Campos Belos, Caridade

Avalie este item
(0 votos)

O Governador Camilo Santana inaugura, no próximo domingo (31), às 8h, a adutora de Campos Belos, distrito de Caridade. Os mais de 5 mil moradores da comunidade passarão a receber água nas torneiras através de 19,6 Km de tubulação. A captação será no Açude General Sampaio e o tratamento da água acontecerá na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Paramoti. A intervenção recebeu o investimento de R$ 2,48 milhões.

A adutora tem tubulações de 150mm e 200mm em DeFoFo (conexões hidráulicas em PVC modificado) que conduzirá 13,88 litros por segundo, suficiente para abastecer toda a comunidade. A obra teve ainda a construção de uma Estação Elevatória e instalação de duas motobombas de 25CV cada. A intervenção contou com o apoio da Prefeitura de Caridade.

Paralelo às obras de implantação da adutora pela Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), promoveu melhorias na Estação de tratamento de Paramoti, de onde partirá a água tratada em direção a Campos Belos. Além disso, a Companhia fez ligações de imóveis que estavam fora do padrão.

Ao todo, cerca de R$ 200 mil foram investidos pela companhia na padronização de 496 ligações de água, bem como ajustes nas redes de abastecimento e retirada de ligações clandestinas. No total, 256 ligações clandestinas foram regularizadas pela pela Cagece em Campos Belos.. Essa intervenção é considerada fundamental para a operação da adutora.

Campos Belos era atendido por uma Adutora Montagem Rápida (AMR), que captava água do Açude Desterro. Em decorrência da falta de chuvas na região, o abastecimento teve de ser interrompido. A adutora definitiva é uma medida do Governo do Ceará para solucionar o problema. A Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) é a responsável pela obra.

Ler 43 vezes Última modificação em Quinta, 28 Dezembro 2017 15:00