Página Inicial Imprensa Noticias Balanço do Programa Água Doce prevê implantação de dessalinizadores até dezembro

Balanço do Programa Água Doce prevê implantação de dessalinizadores até dezembro

Avalie este item
(0 votos)

Na manhã desta terça-feira (10), gestores e técnicos do Programa Água Doce (PAD) no Ceará foram recebidos pelo secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, para dar início à elaboração do balanço das ações do PAD no Estado. A implantação dos últimos sistemas de dessalinização previstos pelo atual contrato, que devem ser inaugurados até dezembro. Também foi tema da reunião que contou com a participação do secretário adjunto Ramon Rodrigues; do coordenador do PAD no Ceará, Ricardo Marques; da supervisora do Núcleo de Águas Subterrâneas da SRH, Liduína Carvalho e das diretoras financeiras da SRH, Heloísa Mota e Isabel Carvalheiro.

 

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. Visa ao estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades difusas do semi-árido.

 

Em quase cinco anos de Água Doce no Ceará, 212 comunidades de 44 municípios já foram beneficiadas com sistemas de dessalinização. E outros 36 equipamentos estão em processo de implementação. Para tanto, terão sido investidos R$ 44.249.978,55 de recursos dos governo Federal e Estadual. A mais recente inauguração aconteceu no final de janeiro deste ano, quando 190 famílias das localidades de Ipueira das Pedras, Monte Pedral, Mulungu, Muquém, Nogueira e Passagem, na zona rural do Município de Paramoti, receberam sistemas de dessalinização de água do Programa Água Doce (PAD).

Ler 44 vezes Última modificação em Terça, 10 Abril 2018 16:40