Adutora de Crateús e Nova Russas tem obras iniciadas

17 de junho de 2014 - 13:39

Com o objetivo de dar sequência ao “Programa Cearense de Construção de Adutoras Emergenciais de Montagem Rápida”, que está em sua terceira fase, o Secretário dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará, Rennys Frota, reuniu-se na tarde da última sexta-feira(11) com o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Antônio Treze de Melo Lima. O objetivo do encontro foi a assinatura da ordem de serviço para o início das obras da adutora emergencial de montagem rápida que beneficiará os municípios de Crateús e Nova Russas.

A infraestrutura utilizará como fonte hídrica o potencial reservado do açude Araras, que atualmente está com 17,6% da sua capacidade total de armazenamento.

A adutora de 152km de extensão será construída com tubos de aço corten de300, 400 e 500mm. A vazão disponibilizada será de 205l/s para o trecho entre a captação e a cidade de Nova Russas, e de 130l/s para o trecho entre Nova russas e Crateús.

Com a construção da adutora serão beneficiadas cerca de 98 mil pessoas, distribuídas entre as sedes municipais de Crateús e Nova Russas, e as comunidades rurais ao longo do percurso da linha da adutora. O custo total das obras é de R$82 milhões.

A obra é de responsabilidade da Cogerh e o prazo para conclusão é de 180 dias.

Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH)

Assessoria de Comunicação

Leonardo Meireles E. de Souza

Fone: + 55 85 3101.4022

leonardo.meireles@srh.ce.gov.br