Quatro novas adutoras terão obras iniciadas

21 de junho de 2014 - 01:37

Quatro novas adutoras começam a ser instaladas para reforçar o sistema de abastecimento hídrico dos municípios que foram afetados pela seca. A ordem de serviço para a construção das adutoras de montagem rápida de Tauá, Maranguape, Potiretama e Caririaçu foi assinada nesta sexta-feira(18), durante uma reunião entre o Secretário dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará, Rennys Frota, e o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Antônio Treze de Melo Lima.

A adutora de Caririaçu, localizada na região metropolitana do Cariri cearense, terá uma extensão de 12km e utilizará como fonte hídrica o açude Manoel Balbino, reservatório da Bacia do Salgado que atualmente está com 16% da sua capacidade total, cerca de 6 milhões de metros cúbicos.

Já a adutora de Maranguape, município da região metropolitana de Fortaleza terá uma extensão total de 34,5km e será divida em 03 trechos. Neste primeiro momento serão implantados os trechos I e II perfazendo uma extensão de 25 km, os quais atenderão às estações de tratamento de água das comunidades de Penedo e São João do Amanari. A captação da água para o sistema adutor se dará a partir da derivação da adutora proveniente da estação de tratamento de água de Maranguape, na localidade de Urucara.

Outro sistema de abastecimento que terá as obras iniciadas será o de Tauá, que utilizará como fonte hídrica o açude Arneiroz, reservatório da Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe que atualmente está com 16% da sua capacidade total de armazenamento. A adutora de montagem rápida de Tauá terá 39,6km de extensão e levará água do açude até a estação de tratamento de água do município.

O último sistema que teve o início das obras autorizado foi o de Potiretama, cidade que abriga na área urbana cerca de 7 mil habitantes. Para garantir segurança hídrica para a população será construída uma adutora de montagem rápida de 22km a partir do açude Figueiredo, reservatório da Bacia do Médio Jaguaribe que está com 19 milhões de metros cúbicos.

As adutoras de montagem rápida que tiveram as ordens de serviço assinadas nesta sexta-feira(18) fazem parte do “Programa de Construção de Adutoras Emergenciais de Montagem Rápida – Fase III”, programa do Governo do Estado do Ceará coordenado pela Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e executado pela Cogerh. O investimento para a execução da fase III é de R$149 milhões. Nesta fase serão construídas as adutoras de Tauá, Maranguape, Caririaçu, Alcântaras, Potiretama, Crateús, Nova Russas, Canindé, Caridade, Irauçuba e Quiterianópolis.

O prazo para a conclusão das adutoras é de 90 a 180 dias, de acordo com cada projeto.

Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH)

Assessoria de Comunicação

Leonardo Meireles E. de Souza

Fone: + 55 85 3101.4022

leonardo.meireles@srh.ce.gov.br