Secretário ministra palestra sobre “Água” na 72ª Semana de Engenharia

20 de junho de 2018 - 14:25

O secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira, ministrou, nesta quarta-feira (16/09), a palestra de abertura da programação técnica da 72ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea). O evento prossegue até esta sexta-feira (18/09), no Centro de Eventos do Ceará. Teixeira falou sobre o tema “Água”.

Francisco Teixeira falou discorreu problemas relacionados ao mau uso da água e suas consequências. Também apresentou estratégias para lidar com a seca, problema cada vez mais grave no País, sobretudo, no Ceará.

Enfocando a região Nordeste do Brasil, citou a diminuição nas quatidades de água armazenada nos reservatórios que era de 60% em 2012, e caiu para cerca de 40% em 2013, 30% em 2014, 20% no início de 2015 e, atualmente está em cerca de 16%. E lembrou que este problema é decorrente tanto da estiagem quanto do processo de urbanização, que gera o aumento no consumo de água e traz repercussões socioeconômicas.

Além disso, Francisco Teixeira desenvolveu tópicos como fortalecimento dos órgãos que compõem o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos (Sigerh), aperfeiçoamento dos instrumentos de outorga e cobrança pelo uso da água, aprimoramento da gestão da demanda da água, fortalecimento do poder de polícia, ampliação e otimização da infraestrutura hídrica convencional, busca de fontes alternativas de água (dessalinização), política de incentivo ao reúso e uso racional da água, e outros pontos relacionados à temática central.

Após a palestra, o debate, ainda sobre o tema “Água”, contou com a participação do presidente do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e ex-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA) e do administrador da Clínica na Engenharia, engenheiro químico Celso Giampá. A moderação ficou sob a responsabilidade do especialista em recursos hídricos Hypérides Macêdo.

Além da palestra do secretário Teixeira, destacam-se na programação do evento as apresentações sobre “Energia”, a cargo do economista e cientista político Marcos Troyjo; e “Inovação”, tema abordado pelo engenheiro Murilo Celso de Campos Pinheiro, da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e pelo economista Saulo Krichanã, do Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (ISITEC).

Esta será a quarta vez que Fortaleza sediará o evento, considerado o maior das engenharias no País. Com o tema “Sustentabilidade: Água, Energia e Inovação Tecnológica”, esta edição da Soea espera reunir mais de três mil profissionais da área tecnológica, técnicos e estudantes.

Mais informações em – http://72soea.soea.org.br/