Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Baixo Jaguaribe

O Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Baixo Jaguaribe foi criado pelo Decreto estadual nº 25.391, de 01 de 03 de 1999, e instalado em 16 de abril de 1999. Trata-se de um órgão colegiado de caráter consultivo e deliberativo. É constituído por 50 instituições membros, estando estas distribuídas nos seguintes segmentos: Poder Público Municipal – 10, Poder Público Estadual – 10, Usuários – 15, Sociedade Civil – 15..

SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO BAIXO JAGUARIBE

Tem uma área de drenagem de 6.875 km², correspondente a 4,64% do território cearense, sendo o rio Palhano o principal afluente do Jaguaribe nesse trecho. Esta bacia é composta por 9 municípios. Nessa região, o Rio Jaguaribe é perenizado pelos açudes do Médio e Alto Jaguaribe, bem como das bacias dos rios Salgado e Banabuiú. Essa bacia apresenta uma capacidade de acumulação de águas superficiais de 25.050.893 milhões de m³, tendo um único açude o Santo Antônio de Russas gerenciado pela COGERH. A oferta hídrica gerada pelos sistemas aquíferos da bacia, são: Bacia sedimentar Potiguar, Aluviões Cristalino e Dunas.

Municípios que compõem a Sub-Bacia do Baixo Jaguaribe

01. Aracati
02. Fortim
03. Icaupí
04. Itaiçaba
05. Jaguaruana
06. Limoeiro do Norte
07. Palhano
08. Quixeré
09. Russas

Diretoria Executiva do CSBH Baixo Jaguaribe (2022-2026)

Presidente – Luiz Felipe Sousa Santiago – (Federação das Associações do Distrito Irrigado Jaguaribe-Apodi – FAPIJA – Limoeiro do Norte)

Vice-Presidente – Elídia Maria de Matos Gomes (Associação Comunitária José Estácio de Sousa de Jardim de São José – Russas)

Secretário – Antônio Kaminski Alves (Prefeitura Municipal de Aracati)

Secretário Adjunto – José Marcelo da Silva (Prefeitura Municipal de Icapuí)

Secretaria Executiva CSBH Baixo Jaguaribe: COGERH – Gerência da Bacia do Baixo e Médio Jaguaribe

Rua Coronel Antônio Joaquim, 1296. CEP 62930-000 – Limoeiro do Norte/CE.

E-mail: gerencia.limoeiro@cogerh.com.br
Site: http://www.csbhbj.com.br