Programa Água Doce avança etapas para instalação de mais 20 sistemas em 12 municípios

13 de dezembro de 2023 - 16:10

Aconteceu nesta quarta-feira (13), o encontro de alinhamento entre os técnicos da Secretaria de Recursos Hídricos e a Consultora contratada pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) para dar seguimento à próxima etapa do Programa Água Doce. A reunião, que aconteceu de forma híbrida, discutiu os acordos sociais de gestão que promoverão as oficinas socioambientais sobre água nas comunidades que serão beneficiadas com os novos sistemas.

Inicialmente, a SRH selecionou 20 comunidades distribuídas entre os municípios de Aracoiaba, Morada Nova, Barreira, Solonópole, Quixadá, Quixeramobim, Chorozinho, Apuiarés, Acopiara, Tejuçuoca e Ocara – onde estão previstas as novas instalações de dessalinizadores. Nas localidades citadas, foram realizados diagnósticos socioambientais, conscientizando as comunidades para a implantação dos sistemas de dessalinização, assim como levantamento em campo das formas de organização social que colaborem no processo de gestão dos futuros sistemas.

A partir do levantamento das informações pela equipe do Programa Água Doce – Ceará, a Consultoria contratada pelo Governo Federal avançará para o próximo passo, que consistirá na promoção de oficinas ambientais, a fim de capacitar os futuros usuários do sistema quanto ao bom uso dos dessalinizadores, uso consciente da água e escolha de um representante como gestor local. 

A previsão é de que no início de janeiro os trabalhos de capacitação de gestão sejam iniciados pelos técnicos contratados pelo MIDR. 

Manutenção

Nesta terça-feira (12), foi oficializada pelo Governo do Estado a licitação da Secretaria dos Recursos Hídricos para contratação dos serviços de manutenção dos 252 sistemas dessalinizadores implantados no Ceará. Os serviços custeados pelo Governo do Ceará e pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) terão início em janeiro de 2024 e colaborarão com o bom funcionamento dos sistemas em todo o estado.