Transposição: águas do rio São Francisco passam pela última etapa antes de entrar no Ceará

27 de janeiro de 2020 - 10:36

As águas da Transposição do rio São Francisco estão previstas para encher o primeiro reservatório do Ceará até o final do primeiro trimestre de 2020

O Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) divulgou, no último dia 22, imagens do reservatório de Negreiros, no município de Salgueiro PE, transbordando devido às águas que recebeu do Velho Chico. O reservatório pernambucano já está abastecendo a barragem de Milagres, na cidade de Verdejante.

O superintendente da Sohidra, Yuri Castro, reforça que o Ministério do Desenvolvimento Regional repassou a informação de que as águas do São Francisco chegarão a Barragem de Jati, o ponto de recepção das águas, no primeiro trimestre de 2020. “Nós já estamos com o Cinturão das Águas do Ceará com mais de 97% das obras, que vão receber essas águas, concluídas. As águas irão percorrer 53 km de canal e desaguar no Riacho Seco, para depois percorrer o Batateiras, Salgado, Jaguaribe e o Castanhão, sendo distribuídas ao Vale do Jaguaribe e Região Metropolitana de Fortaleza”.

Ainda segundo o superintendente, existe um período após as chegada das águas ao Ceará para que chegue ao ponto de distribuição. “Uma perspectiva de que no mês de abril a calha do rio está em situação favorável para transporte de água, ou seja, o lençol freático está todo abastecido com evaporação menor, esperamos de 30 a 40 dias para que esse percurso seja concluído com água chegando ao ponto de distribuição que é o açude Castanhão”.