Estudo redefine localização da nascente do Rio Jaguaribe

14 de dezembro de 2020 - 10:23

O feito, realizado pela Cogerh e UECE, foi compilado recentemente em artigo científico publicado na última edição do Caderno de Geografia, editado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais

O maior rio do Ceará, cuja extensão perpassa boa parte do território cearense, foi alvo de uma descoberta recente que resultou em pesquisa realizada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Cogerh). Trata-se do verdadeiro local da nascente do rio Jaguaribe, localizada no morro da Lagoa Seca, na Serra das Pipocas, nos limites entre os municípios de Tauá, Pedra Branca e Independência.

A pesquisa intitulada “Expedição científica ao alto curso do Rio Jaguaribe (Ceará): identificação da nascente do possível maior rio temporário do mundo”, foi publicada na última edição do Caderno de Geografia, editado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais (Brasil) – (QA1). Por muito tempo acreditou-se que o rio Jaguaribe tinha sua nascente na Serra da Joaninha, no município de Tauá.

O gerente regional da Cogerh da cidade de Iguatu e um dos integrantes da expedição que realizou a pesquisa, Anatarino Torres, comentou que o trabalho de exploração da localização da nascente do Jaguaribe teve início ainda em 2017, quando a Cogerh foi a campo para realizar estudos de reflorestamento no entorno do rio.

“Nós tínhamos a informação, baseada em leituras anteriores de documentos e livros sobre o assunto, de que o Rio Jaguaribe tinha sua nascente na Serra da Joaninha, no município de Tauá. Entretanto, após cerca de 5 expedições, não se confirmou em campo que a nascente seria na serra da Joaninha”, confirmou Anatarino. A empreitada da Cogerh/UECE seguiu no sentido de desbravar a real localização da nascente principal.

“Utilizando equipamentos modernos, GPS, Estação Total, drones e outros, foi identificado que a nascente fica no Riacho Carrapateiras, na Serra da Lagoa Seca, município de Mombaça, aproximadamente no serrote do morro, em uma área maior chamada de Serra das Pipocas”, explica o professor da Uece, membro do LCDG e integrante da expedição, João Silvio Dantas de Morais. E destaca – “Esse trabalho muda todo o histórico geográfico da nascente do Jaguaribe”.

A descoberta dos pesquisadores e técnicos da Cogerh é marcada pelo ineditismo. O feito, apesar de realizado entre os anos de 2017 a 2019, foi compilado recentemente em artigo científico publicado na última edição do Caderno de Geografia, editado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais. “Com ajuda do professor Sílvio Morais, que participou da expedição, conseguimos formatar o artigo científico”, completou Anatarino.

A definição da nascente principal do Rio Jaguaribe é necessária, não apenas por uma questão de precisão geográfica, mas também por razões práticas, tendo grande importância histórica e econômica para o Estado do Ceará. Sua Bacia ocupa mais de 50% do território cearense, beneficiando mais de 80 municípios.

Para o estudo, os pesquisadores realizaram, nas últimas semanas de 2019, duas visitas à cidade de Tauá, percorrendo trechos da Serra da Joaninha e o vale dos rios Trici e Carrapateiras, afluentes desse rio. Riachos e fazendas foram também visitadas, em busca de uma definição mais precisa da origem do curso d’água, com auxílio de pesquisa documental, bibliográfica, entrevistas informais com moradores da região, além de levantamento técnico geodésico e topográfico com utilização de drones.

 

Fonte: Ascom Cogerh