Cílios do Jaguaribe: SRH cobra agilidade na retomada do Projeto

21 de dezembro de 2021 - 11:08

O Projeto Cílios do Jaguaribe é uma parceria da SRH, com a Chesf, Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (Sema), IFCE e Instituto Rio Jaguaribe

O secretário executivo dos Recursos Hídricos, Aderilo Alcantara, participou na manhã desta terça-feira (21), de reunião com representantes da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) para cobrar agilidade na retomada do Projeto Cílios do Jaguaribe. Participaram da reunião os técnicos da Companhia  Carlos Brito, Rodrigo Oliveira e Javan Pires, além do técnico Lucas Silva da secretaria de Meio Ambiente do Ceará (Sema) e do supervisor do Núcleo de Desapropriação e Reassentamento da SRH, Moacir Lima.

No termo de cooperação inicial do Projeto, assinado em 4 de outubro de 2018, a Secretaria dos Recursos Hídricos ficou responsável por realizar atividades de articulação social com as partes envolvidas, além de identificar o domínio das áreas de aplicação, mapeando as áreas de preservação permanente da Bacia Hidrográfica do Rio Jaguaribe.

O secretário Aderilo cobrou dos representantes da Chesf uma agilidade para retomada do Projeto. “Precisamos avançar no projeto, fechar um plano de trabalho com orçamentação detalhada e planejar ajustes para o plano de cooperação técnica que tem validade até 2022”, analisou.

No dia 11 de janeiro será realizada uma reunião no IFCE de Iguatu, Campus Cajazeiras, para definir as novas metas e ações do Projeto, que devem avançar e ser concluído em 2022.

Áreas definidas

Os municípios de Iguatu e Quixelô, no Centro-Sul cearense, foram escolhidos pela Secretaria dos Recursos Hídricos para um trabalho de reflorestamento, florestamento e educação ambiental através do Projeto Cílios do Jaguaribe. As áreas definidas em Iguatu estão na margem do rio Jaguaribe, no terreno do Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Campus Iguatu e do SAAE. Em Quixelô o reflorestamento acontecerá às margens do açude FAE.

Com um investimento de R$ 3,5 milhões, oriundos da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), o Projeto Cílios do Jaguaribe pretende realizar a recuperação de 32 hectares (sendo 20 ha em Iguatu e 12 ha em Quixelô) de áreas degradadas na bacia hidrográfica do rio Jaguaribe com o plantio e manutenção de mudas nativas. Outra ação a ser realizada é a retirada de toda areia e entulho que se encontram nos locais demarcados.

De acordo com o secretário Aderilo Alcântara, o Projeto Cílios do Jaguaribe representa um dos maiores projetos de reflorestamento já implantados. “Estamos cuidado de um dos rios mais importantes do Ceará que é o rio Jaguaribe. Isso aumenta a importância do reflorestamento nessas áreas tão degradadas. Escolhemos os locais em que, por estudo, vimos à necessidade da ação”, ressaltou.