Em Saboeiro, estudantes conhecem sistema de dessalinização da SRH

13 de junho de 2022 - 15:09

A Escola José Gonçalves Santos, localizada na comunidade Malhada em Saboeiro, realizou uma aula de campo com alunos do 3º, 4º e 5º ano, no sistema de dessalinização do Programa Água Doce (PAD)

Uma manhã de conhecimento e diversão. Foi assim a aula de campo realizada pela Escola de Ensino Fundamental José Gonçalves Santos, localizada na comunidade Malhada no município de Saboeiro. A ideia da aula extra-curricular era apresentar aos alunos o passo a passo da água tratada, consumida em toda comunidade, através do Programa Água Doce.

A apresentação do sistema foi realizada pelo técnico responsável pelo dessalinizador na comunidade, Luis Sabino, conhecido como Eduardo. A Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) enviou para o técnico material gráfico que pudesse auxiliar as explicações. Eduardo apresentou para os estudantes todos os processos na prática, desde o poço até a água tratada.

O sistema de dessalinização do Programa Malha D’água, instalado na comunidade Malhada, é um dos casos de sucesso de gestão. Atualmente o sistema, que foi construído em 2015, beneficia 98 famílias com água potável, além de abastecer escolas, postos de saúde e outros órgãos presentes na comunidade.

O trabalho de gestão compartilhada dos sistemas tem apresentado resultados positivos para os municípios. “O técnico Eduardo é muito dedicado e comprometido com a comunidade. Ele conseguiu levar para os alunos, através de vídeos institucionais e outros materiais, temas importantes como a preservação da água. E a aula de campo foi muito produtiva, pois os estudantes viram na prática o processo para que a água se torne potável e chegue as casas da comunidade”, comentou a geóloga e técnica do Água Doce, Liduína Carvalho.

Água Doce no Ceará

O sistema Malhada, no município de Saboeiro, é um dos 252 sistemas presentes do Estado do Ceará. Ao todo, 44 municípios foram beneficiados na primeira fase do PAD. Uma nova fase do Programa deve ser implantada nos próximos meses, beneficiando 20 novas comunidades no Estado.