Estratégias contra a desertificação no Ceará

21 de setembro de 2009 - 14:20

Será em Fortaleza, no dia cinco de outubro próximo, o seminário de encerramento da Oficina Regional de Construção das Estratégias do Programa de Ação Estadual do Ceará para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca-PAE/CE. A realização das citadas oficinas foi debatida, inicialmente, no encontro havido, mês passado, no auditório das Comissões Temáticas da Assembléia Legislativa com a presença do Secretário dos Recursos Hídricos Cesar Pinheiro, dos representantes da Assembléia Legislativa, Ministério do Meio Ambiente-MMA, Agência de Cooperação Alemã GTZ, Grupo Permanente de Combate à Desertificação do Estado-GPCD, CREA-/CE e da sociedade civil organizada.

De la para cá já foi realizada a Oficina Regional de Construção das Estratégias do PAE/CE nos municípios de Tauá, Jaguaribe e Irauçuba, áreas consideradas as mais atingidas pela desertificação. Nos debates realizados na cidade de Jaguaribe estiveram presentes o Vice-Governador Francisco Pinheiro, Prefeito Municipal José Sérgio, Coordenador do Programa GPCD José Roberto Lima, Supervisora do Núcleo de Águas Subterrâneas da SRH e Ponto Focal Governamental do Estado, Liduína Carvalho, Presidente da Funceme, Eduardo Sávio, outros especialistas e conhecedores do assunto e representantes de entidades voltadas para o assunto no Ceará.

Em cada Oficina Regional de Construção das Estratégias do PAE/CE é posta em discussão pelos presentes a Problemática e Suas Conseqüências (problemática da desertificação) e os promotores do encontro buscam sensibilizar os tomadores de decisão locais e a sociedade civil sobre a necessidade de construir estratégias para o combate à desertificação; discutir o desenho institucional do Programa PAE/CE, no âmbito local/regional, na fase de implementação; e identificar as responsabilidades de cada instituição, diante da definição dos subprogramas, com respectivas linhas de ação.

Por ocasião da última Oficina Regional, em Jaguaribe, o Presidente da Funceme, Eduardo Sávio, fez uma exposição sobre regiões desertificadas e em degradação de solo no Ceará, respondendo, logo após, as perguntas dos presentes. Depois ocorreu a definição dos Grupos de Trabalhos e conseqüente início das atividades desses grupos, com assuntos voltados para gestão dos recursos naturais e da produção sustentável, convivência com o semi-árido e as mudanças climáticas; gestão pactuada; e cidadania ambiental. Os especialistas fizeram breve explanação sobre cada eixo temático, inclusive as estratégias propostas.

Assessoria de Imprensa da SRH
Fort. 21/09/2009