Concluído plano de combate à desertificação do Ceará

18 de fevereiro de 2010 - 13:01

Acabam de ser concluídos os estudos de elaboração do Plano de Combate à Desertificação no Ceará. A informação é da Ponto Focal do Governo do Estado no PAN-Plano Nacional de Combate à Desertificação, também Supervisora do Núcleo de Águas Subterrâneas-Nasub da Secretaria dos Recursos Hídricos-SRH, Liduína Carvalho Costa. Revelou que referido Plano proximamente será conhecido em sua versão final, identificando as áreas degradadas e as ações técnicas que serão aplicadas.

Liduína Carvalho participou, na última semana, em Campina Grande, Paraíba, dos debates para construção de um pacto ao desenvolvimento sustentável do semiárido nordestino. Os resultados do referido encontro foram enviados ao Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, que os levará aos os debates do Primeiro Encontro Nacional de Enfrentamento da Desertificação (I Ened), marcado para março próximo nas cidades de Petrolina, Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia.

No final do encontro de Campina Grande (PB), os grupos de trabalho apresentaram as prioridades de ações que deverão ser pactuadas no I Ened, que tem como objetivo firmar compromissos para agenda da desertificação entre os governos federal, estaduais e municipais, setores produtivos, sociedade civil, comunidade científica e parlamento.

O Secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Sustentável do MMA, Egon Krackheck disse, no encerramento do encontro de Campina Grande, estar satisfeito com as proposições encaminhadas pelos participantes, e destacou a representação e o esforço dos órgãos governamentais estaduais e da sociedade civil na elaboração de propostas para o pacto sustentável do semiárido. “Estamos no caminho certo para construção coletiva e participativa de uma agenda para o seminário”, disse.De acordo com Egon, o processo de negociações para o pacto não acaba no Ened, “vamos além”, acredita.

Desde o encontro de Campina Grande que os setores permanecem mobilizados em um fórum permanente para companhar os encaminhamentos das ações propostas. Entre as várias ações propostas para o pacto destacam-se a criação de uma política nacional de desertificação, a efetivação e ampliação da Comissão Nacional de Combate à Desertificação, combate às queimadas, recuperação de olhos d’água, zoneamento ecológico e econômico do semiárido, construção de bases cartográficas e mapas temáticos para a região, implementação de programas de manejo florestal sustentável junto a comunidades rurais, garantia do funcionamento dos comitês de bacias hidrográficas e comissões, etc.

Assessoria de Imprensa da SRH

Fort. 18/02/2010