Abril começa com cenário favorável à continuidade das chuvas

1 de abril de 2019 - 12:44

O mês de abril começa com cenário favorável à continuidade das chuvas em todas as macrorregiões do Ceará. De acordo com previsão do tempo atualizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta segunda-feira (1°), hoje e os dois próximos dias deverão ser com eventos de chuva em todo o estado.

Neste momento, conforme análise de imagem de satélite, há nebulosidade sobre todo o território cearense, principalmente no norte do estado. O cenário se dá pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que se encontra próximo à costa. Além disto, observa-se. entre os estados de Piauí, Pernambuco e Bahia, a presença de um Cavado de Altos Níveis (CAN). Esses sistemas estão contribuindo para a ocorrência de precipitações em todo o estado.

Para hoje e esta terça-feira (2), a indicação é de céu nublado com eventos de chuva em todas as macrorregiões, isto é, as precipitações devem atingir mais de 50% da área sob previsão. Já para quarta-feira (3), nebulosidade variável e seguindo com eventos de chuva.

A previsão do tempo indicada nesta manhã para hoje e os próximos dias pode sofrer alterações, assim, é importante realizar o acompanhamento das atualizações realizadas pelos meteorologistas. Para tomar conhecimento, basta acessar o site da Funceme ou ainda baixar o aplicativo Funceme Tempo.

Balanço parcial

No intervalo entre as 7h deste domingo (31) e as 7h desta segunda, o balanço parcial indica registros em, pelo menos, 95 municípios. Os maiores acumulados deste período foram em Camocim (140 mm), Chaval (135 mm) e Coreaú (126 mm).

 

Fonte: Funceme