Acordo de Resultados SRH de 2019 começa a ser planejado

16 de maio de 2019 - 14:50

Gestores da SRH e Seplag se reuniram para abertura do Acordo de 2019 e balanço de 2018

A Secretaria dos Recursos Hídricos – SRH e a Secretaria de Planejamento e Gestão – Seplag começaram, na última terça-feira (14), a planejar o Acordo de Resultados de 2019. Os indicadores do novo Acordo serão decididos em um evento que acontecerá ainda no mês de maio com a participação de técnicos e gestores da SRH, Sohidra, Cogerh, Funceme e Seplag.

A definição dos desafios para o Sistema Hídrico partirá da metodologia de Gestão para Resultados adotado pela Seplag, levando em consideração as prioridades para 2019 e o alinhamento com os eixos do Plano de Ações Estratégicas.

Até a finalização e assinatura pelo governador Camilo Santana, o Acordo de Resultados passará por várias etapas como workshop, validação de desafios, definição de indicadores, iniciativas, entregas, metas e financiabilidade.

A primeira reunião do Acordo aconteceu na Secretaria dos Recursos Hídricos e contou com a presença do secretário Francisco Teixeira, secretário executivo de Planejamento e Gestão da Seplag Flávio Ataliba, além de coordenadores e técnicos da SRH, Seplag e Sohidra.

O acompanhamento, monitoramento e avaliação do acordo devem ser realizados através de relatórios e reuniões, que serão conduzidos pela SRH através da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento e pela Seplag, com auxílio das áreas técnicas das secretarias e suas vinculadas.

Na reunião foi realizado também um balanço dos resultados do Acordo assinado em 2018.

Acordo de resultados

O Governo do Estado do Ceará adota a Gestão para Resultados como um modelo de gestão consubstanciado no conjunto de processos e ações funcionais e temáticas, integradas de forma multissetorial e estratégica. Tal modelo de gestão, regulamentado pelo Decreto Nº 32.216, de 08 de maio de 2017 obedece a princípios norteadores que guiam o comportamento pessoal e organizacional dos integrantes do Governo do Estado em todas as suas instâncias.

Um dos processos mais representativos desse modelo é o de Pactuação de Compromissos cujo objetivo é de definir e contratualizar os principais compromissos setoriais (desafios, indicadores, metas, projetos e entregas), tendo em vista a consecução das estratégias.

A Secretaria do Planejamento e Gestão coordena as atividades referentes a este processo, cujo principal produto é o Acordo de Resultados, instrumento gerencial assinado pelo Governador do Estado, na figura de Acordante, pelo Secretário de Estado, como Acordado, e pelos Secretários do Planejamento e Gestão e da Fazenda, como Intervenientes.