Açude Cachoeira, em Aurora, atinge sua capacidade máxima após 14 anos

23 de março de 2023 - 09:27

A última vez que o Açude Cachoeira, no município de Aurora, havia atingido 100% de suas reservas hídricas foi em maio de 2009

As boas chuvas que caíram na região do Cariri nos meses de fevereiro e março fizeram com que o Açude Cachoeira, no município de Aurora, vertesse. O reservatório atingiu sua capacidade máxima de 34,33 milhões de metros cúbicos, o que não acontecia desde maio de 2009. No mesmo período no ano passado, o Cachoeira tinha apenas 6,4% de reserva hídrica.

Com a água acumulada no açude, o abastecimento humano a sede do município e de comunidades vizinhas fica assegurado. Segundo o secretário executivo dos Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues, as boas chuvas na região estão espelhando um cenário positivo para o abastecimento hídrico. “A situação dos recursos hídricos hoje no Ceará é melhor do que o ano passado. O nosso armazenamento já chegou aos 33% em todo o Estado, o que deve aumentar consideravelmente até o final da quadra. A região do Cariri vem sendo abençoada com boa recarga e além do Cachoeira, já sangraram o Junco, em Granjeiro e o Rosário, em Lavras da Mangabeira”.

Reserva hídrica

De acordo com o Portal Hidrológico, aplicativo cearense que acompanha o nível dos açudes monitorados no Ceará, subiu para 32 o número de açudes sangrando no Ceará. Por último, verteu o açude Missi, em Miraíma. O volume total do Estado do Ceará é de mais de 34%.