Açudes monitorados pela Cogerh recebem ações de limpeza e manutenção

16 de setembro de 2020 - 10:31

Reparos desta natureza são atividades de rotina e fazem parte da política de Segurança de Barragens da Companhia

Os açudes Amanary, em Maranguape, e São Domingos, no município de Caridade, passaram por serviços de manutenção e limpeza em suas estruturas na última semana. Ações desta natureza são atividades de rotina coordenadas pelas Gerências Regionais da Cogerh espalhadas pelo Estado e fazem parte da política de Gestão de Segurança de Barragens executada pela Companhia.

Os serviços envolveram a recuperação dos taludes de montante e jusante, além da retirada da vegetação aquática da bacia hidráulica do açude. As manutenções de rotina são realizadas pelos agentes de guarda e inspeção (Agir’s), presentes em cada um dos 155 reservatórios monitorados pela Cogerh. A ação de limpeza teve ainda a participação de representantes da prefeitura local e Dnocs.

Em julho deste ano, o açude Penedo, em Maranguape, também passou por serviços de manutenção e limpeza. “No caso do açude municipal de Penedo, cujo empreendedor é o município de Maranguape, as ações de manutenção ocorrem três vezes ao ano”, explicou o gerente da Cogerh na Região Metropolitana de Fortaleza, Claudio Gesteira, sobre a frequência dos reparos realizados em açudes municipais.

Confira galeria de imagens:

Informações e fotos: Ascom Cogerh