Adutora de Crateús e Nova Russas tem montagem dos tubos iniciada

29 de junho de 2014 - 13:23

Na manhã desta terça-feira(29) teve início a fase de montagem dos tubos da adutora emergencial de engate rápido que abastecerá, por intermédio do açude Araras, reservatório da Bacia Hidrográfica do Acaraú que está com 150 milhões de metros cúbicos, a população dos municípios de Crateús e Nova Russas

A adutora de 152km de extensão está sendo construída com tubos de aço corten de 300, 400 e 500mm. Mais de 98 mil pessoas, distribuídas entre as sedes municipais de Crateús e Nova Russas, e as comunidades rurais ao longo do percurso da linha da adutora, serão beneficiadas com a infraestrutura hídrica.

A ?vazão disponibilizada no sistema hídrico será de 205 l/s para o trecho entre a captação e a cidade de Nova Russas, e de?130l/s para o trecho entre Nova russas e Crateús. O investimento para a construção da adutora é da ordem de R$82 milhões.

A obra é de responsabilidade da Cogerh e deve estar concluída nos próximos 180 dias. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada pelo secretário dos Recursos Hídricos, Rennys Frota, e pelo presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Antônio Treze de Melo Lima, no dia 11 de julho.

A obra faz parte da terceira fase do “Programa Cearense de Construção de Adutoras de Montagem Rápida”, grupo de projetos que prevê a construção de nove adutoras de montagem rápida, totalizando um investimento de R$149 milhões.

O programa é coordenado pela Secretaria dos Recursos Hídricos e executado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos.

Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH)

Assessoria de Comunicação

Leonardo Meireles E. de Souza

Fone: + 55 85 3101.4022

leonardo.meireles@srh.ce.gov.br