Adutora de Nova Olinda em licitação

11 de fevereiro de 2009 - 13:17

 

O município de Nova Olinda, localizado na região sul do Ceará, em breve receberá uma adutora que abastecerá a sua população de aproximadamente 14.000 habitantes. O projeto prevê investimento inicial de R$ 11 milhões e 760 mil aplicados na construção e supervisão das obras, segundo a Coinf-Coordenadoria de Infra-Estrutura da SRH-Secretaria dos Recursos Hídricos. Todo o processo licitatório para que seja viabilizado o empreendimento está em andamento. Decorrida a concorrência pública e conhecida a empresa ganhadora da licitação, os recursos serão liberados pelo Governo do Estado para imediato início dos trabalhos.

A canalização terá uma extensão de 18 km, partindo da localidade de Brejo Grande, próxima a Santana do Cariri, até a sede da cidade de Nova Olinda. A água a ser utilizada sairá do Poço Pioneiro PP3, de 400 metros de profundidade, cujo manancial hídrico deverá ter uma vazão de 180 m³/h (180 mil litros por hora). A captação de água naturalmente se dará por intermédio de uma bomba submersa.

Além da destinação da grande quantidade e da qualidade de água ao consumo humano os produtores lapidadores de lages, rochas e calcários ornamentais de Nova Olinda serão beneficiados em suas produções, trabalho que assegura a ocupação de considerável número de trabalhadores, bem assim, de diversas outras atividades locais.

SRH – Fort. 11/02/2009