Água Doce: Boa Viagem é beneficiada com dessalinizadores de água

17 de outubro de 2019 - 09:43

Ao todo foram 2015 famílias, das comunidades Jatobá e Olho D’água dos Facundos, que conquistaram o sonho de ter água tratada para consumo.

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional,dentro do Programa Água Doce (PAD), entregou, na manhã desta quarta-feira (16), dois equipamentos dessalinizadores de água no município de Boa Viagem, região dos Sertões de Canindé. A solenidade teve início com um minuto de silêncio em memória às vítimas da tragédia ocorrida na última terça-feira (15), no edifício Andréia, em Fortaleza.

O total investido nos dessalinizadores em Boa Viagem foi de R$ 233,4 mil, beneficiando 215 famílias das comunidades Jatobá e Olho D’água dos Facundos.

O assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, falou da importância e da qualidade da água dos dessalinizadores. “Tivemos aqui uma solenidade muito participativa, com muitas pessoas. A gente nota as pessoas muito felizes, porque são 215 famílias beneficiadas. Além de garantir água para as famílias, vai haver uma parceria para fornecer água também para as escolas do município. O projeto Água Doce já implantou no Ceará, 252 sistemas de dessalinização. Só aqui em Boa Viagem foram sete”, explicou Nelson Martins.

“O governo de Camilo Santana tem se feito muito presente em todas as comunidades. Nós estamos aqui entregando esse equipamento que será operado pela comunidade, com o apoio da prefeitura, para oferecer água de qualidade para mais de 200 famílias de Boa Viagem”, disse a prefeita do município, Aline Vieira.

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do governo federal coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil.
O objetivo é estabelece uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, através da dessalinização.

O estado do Ceará, não só nas cidades, mas na zona rural , está parceiro com os municípios para construir projetos como esse.
“O Água Doce é um projeto que nós executamos e estamos concluindo, trazendo água de qualidade para as zonas rurais do nosso Estado. A instalação de dessalinizadores valoriza a população rural, com a oferta de água potável para as áreas mais isoladas.”, comentou Dedé Teixeira, secretário executivo dos Recursos Hídricos.

Mudança de vida

Uma das famílias beneficiadas é a da moradora da comunidade de Jatobá, Cláudia Maria Nascimento Oliveira, de 46 anos, que atribui ao sistema dessalinizador a sua mudança de vida. “Quando não tinha esse sistema, a gente comprava água dos garrafões a R$ 4,00. Só que na minha casa é um garrafão por dia. Depois que essa água chegou aqui já melhorou muito, sendo um garrafão por R$ 1,00. É muito boa a água e eu não deixo de comprar, para ajudar a minha comunidade. Antes, a água daqui não servia nem pra beber, nem pra cozinhar”, concluiu.