Água Doce capacita 35 operadores de dessalinizadores

31 de março de 2009 - 13:16

Promovido pela Coordenação Estadual do Programa Água Doce, foi realizado, no último dia 24, o Curso de Capacitação de Operadores de Dessalinizadores no Ceará. Com duração de oito horas, o curso desenvolveu-se no assentamento Mundo Novo, em Russas, onde está sendo instalada a primeira Unidade Demonstrativa do Programa, que tem como coordenador estadual o representante da SRH-Secretaria dos Recursos Hídricos, engenheiro agrônomo Luiz Carlos Rocha da Mota.

Ministrado pelo Coordenador de Dessalinização do Água Doce, Raniere Lira, o curso teve a participação de 35 representantes, principalmente operadores de dessalinizadores das mais diversas comunidades do Município de Russas e de técnicos da SRH, Prefeitura local, Semace e do Ministério do Meio Ambiente, aos quais foi conferido certificado de conclusão.

Aos concludentes foram transmitidos conhecimentos para, a qualquer tempo, fazer uso quanto a instalação, montagem e manutenção dos aparelhos de dessalinização da água do subsolo. Russas é um dos município cearenses onde se acha instalado pela SRH o maior número de aparelhos de dessalinizadores de água subterrânea. A Unidade Demonstrativa do Programa Água Doce, destinado ao pequeno produtor rural do semi-árido brasileiro, objetiva o aproveitamento do rejeito retirado da água para o criatório de peixes, cultivo irrigado de erva-sal para alimentação e engorda de caprinos e ovinos das comunidades beneficiadas pelo Programa.

Assessoria de Imprensa da SRH

Fort. 31/03/2009