Água Doce conclui diagnóstico socioambiental de 98 comunidades cearenses

6 de maio de 2013 - 12:27

Pelo menos 938 famílias, moradoras de 98 comunidades localizadas em oito municípios do Ceará já tiveram concluídos os levantamentos socioambiental e técnico a cargo da equipe do Núcleo Estadual do PAD-Programa Água Doce da Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará. Referidos resultados permitem verificar a aceitação das ações de apoio à gestão dos projetos destinadas a contribuir para formar e acompanhar as estruturas permanentes dos sistemas de dessalinização nas comunidades rurais do Estado. Foram avaliados os dados da estruturas existentes relativas a situação dos poços, uso e manutenção dos dessalinizadores, dados sociais e ambientais e demais informações, permitindo, com isso, a implantação do PAD nessas comunidades.

A informação é do coordenador do PAD, na SRH, Luiz Carlos Mota da Rocha, na reunião mensal do Programa que serviu para nivelar aos integrantes do Núcleo Estadual o andamento dos diagnósticos socioambiental e técnicos, elaborados nas 98 comunidades situadas nos municípios de Irauçuba, Miraíma, Itapajé, Tejussuoca, Paramotí e Itatira. O encontro teve a participação dos técnicos das secretarias estaduais dos Recursos Hídricos, Desenvolvimento Agrário, da Pesca e da Saúde, da Sohidra-Superintendência de Obras Hidráulicas, Semace-Superintendência do Meio Ambiente e Ematerce-Empresa Técnica de Extensão Rural além dos representantes dos órgãos federais INCRA e CPRM-Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais.

O Programa Água Doce busca o aproveitamento de águas subterrâneas com elevado teor de sal, recuperando e instalando equipamentos de dessalinização em poços tubulares, na região do semiárido, dando destinação ambientalmente adequada ao efluente concentrado resultante do processo da dessalinização.

Assessoria de Imprensa da SRH

Fort. 06/05/2013