PAD é apresentado em Grupo de Trabalho que discute Saneamento Rural

12 de fevereiro de 2019 - 12:21

O Programa, que desenvolve desde 2004 política pública de acesso à água, é um dos destaques do Grupo de Trabalho liderado pela Secretaria das Cidades

O Programa Água Doce (PAD), executado pela Secretaria de Recursos Hídricos, foi destaque em reunião do Grupo de Trabalho liderado pela Secretaria das Cidades para discutir o Saneamento Rural do Ceará. Ao todo 9 instituições apresentaram ações desenvolvidas na área.

A apresentação foi feita pela técnica do PAD Liduina Carvalho, que explanou os resultados da primeira fase do Programa e ressaltou os próximos passos a serem tomados. “Na primeira fase do Água Doce fizemos teste de vazão em 44 poços e tivemos 248 sistemas de dessalinização implantados, beneficiando 44 cidades do Ceará. O investimento de quase R$ 50 milhões beneficia cerca de 60 mil pessoas, de forma direta”.

Ainda durante a apresentação, a técnica apresentou os critérios adotados para a seleção dos municípios e as projeções do Programa até 2029. “Ainda encontramos muitas dificuldades na implantação dos dessalinizadores, principalmente na gestão do equipamento que fica de total responsabilidade da comunidade. Para os próximos anos, precisamos fazer com que a comunidade se apodere do processo e seja o real gestor do sistema, fazendo com que a funcionalidade seja mais efetiva e duradora”, enfatizou.

Grupo de Trabalho

O Grupo de Trabalho de Saneamento Rural é coordenado pelo Secretário-Executivo de Saneamento Rural da Secretaria das Cidades Paulo Henrique Lustosa, e conta com representantes do SAAE, Aprece, Arce, SRH, SDA, Cagece, Sisar, Funasa e Cogerh.

O objetivo do Grupo é criar uma regularidade, dentro da necessidade, de discutir e resolver problemas ligados ao saneamento rural do Estado do Ceará através dos Programas e Projetos das instituições participantes ou de ideias que possam construir soluções para os municípios.

Para a próxima reunião, ainda sem data marcada, já foi pautada a explanação do Programa Malha D’água, também Executado pela SRH, e a participação de gestores da Sohidra.

Água Doce

O Programa Água Doce desenvolve, desde 2004, política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, por meio de sistemas de dessalinização de água salobra, em comunidades rurais do semiárido brasileiro. Abrange os nove estados do Nordeste e mais Minas Gerais.

O PAD possui componentes de mobilização social, sustentabilidade ambiental e sistema de dessalinizadores e obras civis.