Programa Água Doce inaugura Unidade no Ceará

6 de março de 2009 - 10:29

Integrantes da Coordenação Nacional do PAD-Programa Água Doce, do MMA-Ministério do Meio Ambiente, chegarão domingo, dia 8, a Fortaleza para participar de reuniões, a partir do dia seguinte, na cidade de Russas, com o Coordenador do Núcleo Estadual, engenheiro agrônomo Luiz Carlos Rocha da Mota e equipe técnica, Prefeitura local e o Grupo Gestor da UD-Unidade Demonstrativa da comunidade Assentamento Mundo Novo, daquele município, composta por 74 famílias. Tratarão da inauguração daquela Unidade e da implantação, em breve, da UD do Assentamento Diamantino, de Tabuleiro do Norte. Ambas receberão financiamentos do Banco do Brasil. E, ainda, visitarão a área selecionada para implantação da II UD/BNDES que receberá apoio do BNDES-Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

O Programa Água Doce, do Governo Federal, conta com o apoio técnico e material do Governo do Estado, através da Secretaria dos Recursos Hídricos e sua vinculada, Sohidra-Superintendência de Obras Hidráulicas, Secretarias de Saúde e do Desenvolvimento Agrário, Semace-Superintendência do Meio Ambiente do Ceará, INCRA e de outros órgãos estaduais e federais engajados nas políticas públicas permanentes de acesso à água de boa qualidade para consumo humano, além do apoio técnico e financeiro.

A Unidade Demonstrativa de Mundo Novo fará parte de um sistema de produção integrado destinado às populações de baixa renda, onde serão realizadas visitas, exposições, aulas e demonstrações do processo produtivo, com o objetivo da replicação do modelo orientado pelo Ministério do Meio Ambiente ao semi-árido brasileiro. As famílias dessas unidades usarão o dessalinizador, destinado pela Sohidra. O sistema de dessalinização fará a separação da água potável do concentrado (rejeito) para, num segundo passo, realizar a produção de peixes em tanques, cujo tanque concentrará água salobra captada do sub-solo, enriquecida com matéria orgânica produzida do criatório de peixes. O terceiro e último passo é a irrigação, com essa mesma água orgânica, no cultivo de erva-sal e fenação, servindo de alimentação e engorda de caprinos e ovinos.

SRH – Fort. 06/03/2009