Água Doce inicia diagnósticos socioambientais municipais

12 de abril de 2013 - 18:47

A equipe técnica do Núcleo Estadual do PAD-Programa Água Doce, da SRH-Secretaria dos Recursos Hídricos iniciou, esta semana, reuniões com prefeitos, vereadores, outras autoridades e demais líderes municipais do interior cearense objetivando a aplicação do diagnóstico socioambiental em cada município. Em princípio estão sendo considerados trinta primeiros municípios, levando-se em conta as informações do índice de condição de acesso à água .

Sob a coordenação estadual do agrônomo Luiz Carlos Mota da Rocha a equipe do PAD possui os componentes das áreas de Sustentabilidade Ambiental, a cargo da geóloga Liduína Carvalho, Mobilização Social que é realizada pela Assistente social Rosana Frota, Obras Civis pelo agrônomo Rosilônio Magalhães e Dessalinização, que tem como responsável o agrônomo Joaquim Favela, além do apoio do técnico de Wagner Freire. Estes técnicos já estiveram em Irauçuba e Miraíma, em encontros com as autoridades municipais, particularmente com os representantes da sociedades civil local. Visitam, neste momento, as comunidades de Itapajé e Tejussuoca, com idênticos objetivos.

Nessas reuniões são esclarecidos que o Programa Água Doce objetiva democratizar o acesso à água de boa qualidade para consumo humano das populações difusas do semiárido cearense. Um diferencial do Água Doce é o componente de apoio à gestão de projetos que visam contribuir para formar e acompanhar as estruturas permanentes dos sistemas de dessalinização de água dos poços perfurados em terras das comunidades carentes do interior do Estado.

Assessoria de Imprensa SRH

Fort. 12/04/2013