Água Doce torna-se um grande aliado no enfrentamento ao Covid-19

13 de abril de 2020 - 09:03

A política pública de acesso à água potável desenvolvida pelo Programa Água Doce (PAD) ameniza a escassez e ajuda 252 comunidades cearenses durante pandemia da Covid-19

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que cuidados de higiene são imprescindíveis para a prevenção contra o Coronavirus, e diante da situação de pandemia o acesso à água potável ganha mais protagonismo diante da necessidade de evitar a propagação do vírus e o Programa Água Doce, executado no Ceará pelo Governo do Estado através da Secretaria dos Recursos Hídricos, é um grande aliado de 252 comunidades do interior do Estado.

Executado desde 2013, o Programa Água Doce já implantou 252 sistemas de dessalinização em 44 municípios cearenses, beneficiando milhares de famílias com água potável. De acordo com a supervisora de Águas Subterrâneas da SRH, Liduína Carvalho, as comunidades beneficiadas pela programa antes da implantação tinham grandes dificuldades em acesso à água, que muitas vezes era consumida sem nenhum critério de qualidade. “Com a chegada do Programa Água Doce nessas comunidades a melhora foi sensível, saber que as comunidades melhoraram sua qualidade de vida nos deixa com sensação de alegria, principalmente aquelas mais distantes da sede dos municípios, que sofriam tanto com a falta do bem para o consumo. E em um momento de pandemia como o que estamos vivendo, saber que o PAD garante o abastecimento com água potável, além de ser higiene é qualidade mesmo de vida”.

O Programa Água Doce, uma ação do Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Regional, visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis atendendo, prioritariamente, às populações de baixa renda, residentes em localidades rurais do semiárido.

Por reduzir as vulnerabilidades no que diz respeito ao acesso à água no Semiárido, o Programa Água Doce é considerado uma medida de adaptação às mudanças e em uma situação de crise de saúde, como o combate ao Coronavírus, o PAD se torna um grande aliado do Governo do Estado e das comunidades beneficiadas.

Assistência e suporte online

A equipe do Programa Água Doce – PAD, da Secretaria dos Recursos Hídricos, encontrou a solução para continuar dando suporte preventivo e corretivo as comunidades beneficiadas com os dessalinizadores durante a pandemia vivida. Através de um aplicativo de conversas, todas as 252 comunidades estão recebendo auxílio, suporte e assistência para qualquer dúvida ou problema encontrado no equipamento.

Em casos mais graves, onde não é possível resolver o problema apenas com suporte, um técnico do Instituto Sisar, responsável pela fase de manutenção do Programa, seguindo todas as normas de proteção e higiene solicitadas pela OMS, segue até a localidade para solução do devido problema. Por se tratar de distribuição de água potável para famílias do Semiárido cearense o programa não parou nessa pandemia e todo trabalho realizado pela equipe está sendo um grande aliado no enfrentamento ao Covid-19.