ANA abre 120 vagas para cursos gratuitos sobre recursos hídricos

18 de fevereiro de 2013 - 12:26

O projeto “Água – Conhecimento para Gestão” abriu inscrições para três capacitações gratuitas com os seguintes temas: “Monitoramento da Qualidade da Água em Rios e Reservatórios”, “Gestão Territorial para Recursos Hídricos com Software Livre de Código Aberto” e “Hidrologia Básica”. Com um total de 120 vagas, todos os cursos são destinados a brasileiros e o de Monitoramento também será ministrado em espanhol para estrangeiros. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 22 deste mês para o tema de Gestão Territorial e até o dia 24 para os outros dois cursos. O projeto é uma parceria entre Agência Nacional de Águas (ANA), Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e Itaipu Binacional.
Na temática de Monitoramento da Qualidade da Água em Rios e Reservatórios, tutores darão assistência aos alunos tanto em português quanto em espanhol. Esta é a primeira turma acerca do tema, que prevê aulas presenciais de 17 a 19 de abril em Foz do Iguaçu (PR). O aluno deve ter no mínimo 75% de frequência e as despesas com deslocamento, hospedagem e diárias são de responsabilidade do participante ou de sua instituição de origem. A carga horária é de 40h, sendo 16h presenciais e o restante a distância.
A capacitação sobre Gestão Territorial para Recursos Hídricos com Software Livre de Código Aberto será realizada de 18 de março a 28 de abril. Com carga de 40 horas, desenvolvida totalmente a distância e online, a turma tem como público-alvo técnicos e profissionais vinculados a órgão gestores de recursos hídricos. Também com 40h e a distância, o curso de Hidrologia Básica acontecerá entre 11 de março e 21 de abril e é destinado a agentes gestores, pois visa a aprimorar a gestão de recursos hídricos.
Outro curso que está com inscrições abertas é o “Comitê de Bacia: O que É e o que Faz?” Voltado a membros de comitês de bacia e agentes gestores de recursos hídricos, a capacitação oferece 60 vagas gratuitas e recebe inscrições até 17 de fevereiro. Com uma carga de 20h, o objetivo de abordar o tema é ampliar o entendimento sobre as atribuições e responsabilidades do comitê de bacia e incentivar a participação da sociedade em geral na gestão de recursos hídricos. As atividades acontecerão entre 25 de fevereiro e 31 de março.
Informações
Para acessar o conteúdo programático do curso de interesse, ter mais informações e para fazer sua inscrição, acesse  http://www.aguaegestao.com/pt-br/cursos/abertos. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato pelo formulário de contato ou mande e-mail para duvidas.agua@aguaegestao.com.br.
O Projeto
O projeto “Água – Conhecimento para Gestão” é um convênio entre a ANA, a PTI e a Itaipu Binacional. O objetivo da iniciativa é desenvolver ações de comunicação, difusão, mobilização social, capacitação e educação para a gestão de recursos hídricos no Brasil e demais países da América Latina. São 24 cursos de capacitação complementar, além de ferramentas de educomunicação que atingirão 300 mil pessoas até julho de 2014.