ANA divulga divisão das 12 regiões hidrográficas do País

4 de setembro de 2013 - 16:50

 

4/9/2013
Nos últimos meses, a Agência Nacional de Águas (ANA) tem divulgado informações sobre cada uma das 12 regiões hidrográficas do Brasil em seus perfis no Facebook, Twitter e YouTube. Agora em setembro, a instituição escolheu como tema a Região Hidrográfica Atlântico Nordeste Oriental, que abrange o Rio Grande do Norte e a Paraíba por completo. Grande parte do Ceará e trechos de Pernambuco e de Alagoas também fazem parte dela. Na região há pequenas bacias hidrográficas costeiras, que possuem rios de pequena extensão e de baixa vazão (volume de água que passa por um local durante um período). Saiba mais em http://www2.ana.gov.br/Paginas/portais/bacias/AtlanticoNordesteOriental.aspx.
A Região Hidrográfica Atlântico Nordeste Oriental abrange cinco capitais nordestinas (Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife e Maceió) e tem importantes rios no contexto regional, como: Piranhas-Açu, que passa pela Paraíba e pelo Rio Grande do Norte; Jaguaribe, no Ceará; e Capibaribe, em Pernambuco. O uso predominante da água na região é para a irrigação e a vazão média é de 774m³/s, o que corresponde a 0,4% da vazão média nacional. No Atlântico Nordeste Oriental, o volume médio de chuvas anual é de 1.052mm, abaixo da média nacional: 1.761mm.
A ANA começou a divulgação mensal das 12 regiões hidrográficas do País em maio para que os brasileiros conheçam a Divisão Hidrográfica Nacional e saibam que estão inseridas num contexto maior, no qual as ações tomadas em sua região podem gerar consequências nas águas de outros estados e até mesmo de outros países. As regiões já divulgadas foram respectivamente: Amazônica, Tocantins-Araguaia, Atlântico Nordeste Ocidental e Parnaíba.
Regiões hidrográficas
O Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) criou a Divisão Hidrográfica Nacional por meio da Resolução nº 32, de 15 de outubro de 2003, a qual dividiu o Brasil em 12 regiões hidrográficas. São elas: Amazônica, Tocantins-Araguaia, Atlântico Nordeste Ocidental, Parnaíba, Atlântico Nordeste Oriental, São Francisco, Atlântico Leste, Atlântico Sudeste, Paraguai, Uruguai, Paraná e Atlântico Sul.
Uma região hidrográfica é o espaço territorial compreendido por uma bacia, grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas próximas com características naturais, sociais e econômicas homogêneas ou similares. Tal tipo de divisão visa a orientar o planejamento e o gerenciamento dos recursos hídricos do País.
Acesse aqui a fan page da ANA no Facebook
Entre aqui no perfil da ANA no Twitter
Veja aqui o canal de vídeos da ANA no YouTube
Texto:Ascom/ANA