Assembleia Legislativa recebe membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas

20 de dezembro de 2021 - 13:21

Reunião contou com participação da SRH, Cogerh, Semace e Sema

O Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas realizou entre nos últimos dias 16 e 17 sua 4ª Reunião Ordinária de 2021, sendo o primeiro momento na sede da Cogerh de Fortaleza e o segundo momento no Salão Nobre da Assembleia Legislativa.

No 1º dia de Reunião, os representantes dos 12 Comitês discutiram e aprovaram o planejamento das atividades do Fórum para o ano de 2022. O próximo encontro dos membros será no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, em Quixeramobim, também em comemoração aos 20 anos da criação do CBH Banabuiú.

O 2º momento da Reunião ocorreu, pela 1ª vez, na sede da Assembleia Legislativa estadual, em forma de Reunião Técnica da Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca, presidida pela deputado Acrísio Sena, que mediou o debate sobre segurança e gestão dos recursos hídricos.

Além dos representantes dos CBH’s, estiveram presentes a secretária de Planejamento e Gestão da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), Maria Dias, o superintendente da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Carlos Alberto Mendes, o diretor de planejamento da Cogerh, Elano Joca, e o coordenador da Célula de Recursos Hídricos da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Carlos Magno Campelo (Calila).

Reivindicações dos representantes dos Comitês

Cada presidente de Comitê teve um momento para relatar as dificuldades enfrentadas na gestão de recursos hídricos de suas regiões e para solicitar aos órgãos presentes um maior apoio.

Dentre as reivindicações, foram comentados sobre: prejuízo causado pelo lixão de Crateús nas margens do Rio Poti; queimadas no Sertão dos Inhamuns; crescimento do cultivo de soja na Bacia do Salgado; estudo aprofundado sobre o mapeamento das nascentes de rios e de riachos do Estado; estudo de proteção para mangues da Bacia do Litoral; apoio no encontro estadual de iniciativas de combate a desertificação do Ceará; aumento das unidades do Batalhão da PM Ambiental (BPMA) para ajudar no trabalho de fiscalização.

Durante a reunião, a Semace esclareceu que, quanto ao desvio de águas do leito do Jaguaribe para o Banabuiú, uma equipe já efetuou autuação e embargo do canal construído.

O presidente do CBSH do Baixo Jaguaribe e Coordenador Geral do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas, Aridiano Belk, comentou sobre o peso que o momento teve para os membros dos CBH’s

“Um momento de aproximação, de diálogo e de falar demandas de alguns entraves dos quais nossos comitês participam durante as deliberações dos recursos hídricos do nosso Estado”
Wyldevânio Vieira, presidente do CBH Salgado e Secretário Geral do Fórum, comemorou a presença da Sema e da Semace no encontro como órgãos que devem se aproximar cada vez mais das discussões dos Comitês.

“Importante especialmente pela aproximação com o legislativo. Fortalece as questões particulares de cada região. Mune os parlamentares com informações que não chegam até eles. A participação da Sema e da Semace é fundamental pois não dá para separar o meio ambiente dos recursos hídricos. Todas as ações delas impactam na gestos das águas. Abrir esse canal de diálogo direto e fortalecê-lo é muito importante”, disse o secretário.

*Fotos e informações Ascom Cogerh