Assinatura de Termo de Compromisso garante Passagem Molhada em Bela Cruz

2 de fevereiro de 2024 - 09:04

A Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), através da Companhia de Água e Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), realizou na tarde da última quinta-feira (1), a assinatura do Termo de Compromisso para obra da Passagem Molhada no braço esquerdo do Rio Acaraú, na comunidade de Barreira, no município de Bela Cruz.

A obra, que terá um investimento total de R$ 2 milhões, evitará que a comunidade fique ilhada nos períodos chuvosos. Segundo o agricultor José Elano. “no período de inverno é sempre um sofrimento para a população, pois não tem outra forma de passagem a não ser através de canoa. Dificulta a educação, a saúde, tudo. Com a passagem molhada, nossa vida vai mudar 100%, pois a aflição vai passar e a chuva vai ser bem-vinda”.

Com a construção da passagem molhada, será resolvido o problema de escoamento das águas do Rio Acaraú, evitando que a pavimentação seja danificada interrompendo o tráfego de veículos. O secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, comemorou a obra e se emocionou com os depoimentos da comunidade. “Um dia como hoje é que a gente se orgulha de fazer parte de uma gestão estadual, saber que o sofrimento dessa comunidade vai acabar e que tá todo mundo aqui para receber a chegada dessa obra com muita satisfação é de uma imensa alegria. A Passagem Molhada será uma grande aliada na qualidade de vida e na economia dessas comunidades, pois vai acabar o sofrimento de ficar grandes períodos impedidos de trabalhar, estudar ou conseguir acesso ao Centro”.

Segundo o presidente da Cogerh, Yuri Castro, as obras têm previsão para iniciar já no próximo mês de fevereiro, assim que for finalizado o processo licitatório para contratação da construtora responsável. Ele ressaltou ainda a importância dessa obra para a comunidade local, destacando que ela se alinha perfeitamente com a gestão de recursos hídricos da região. “Nós, em conjunto com o secretário Robério Monteiro, entendemos que esta obra era essencial para a população local e se encaixava dentro da nossa gestão de recursos hídricos. Demos encaminhamento a este projeto e hoje firmamos o compromisso de executá-la com a presença de moradores e demais entes do poder público local e estadual”.