Atlas Eletrônico vence na categoria Software Livre

22 de dezembro de 2009 - 12:51

O Atlas Eletrônico da SRH-Secretaria dos Recursos Hídricos conquistou o primeiro lugar na categoria Software Livre da edição 2009 do Prêmio Ceará de Cidadania Eletrônica. O anúncio foi feito na manhã de ontem, dia 21, no auditório da Seplag-Secretaria do Planejamento e Gestão. Além da presença do Vice-Governador, Profº Francisco Pinheiro, e de outras autoridades, o Secretário Estadual dos Recursos Hídricos, Cesar Augusto Pinheiro, prestigiou o ato de entrega do troféu aos vencedores. Além do titular da SRH, esteve representando a Secretaria toda a equipe de TI da instituição, assim como os funcionários que atuaram no desenvolvimento e atualização do Atlas Eletrônico.

O desenvolvimento e atualização do Atlas Eletrônico da SRH se deu com o objetivo de proporcionar aos usuários, sejam eles especialistas, técnicos em recursos hídricos ou o público em geral, o acesso a uma quantidade significativa de informações sobre a geografia física do Ceará, a partir de um sistema de informação georreferenciado interligado a um banco de dados, utilizando softwares livres. A disponibilidade de tais dados são de fundamental importância, sobretudo, para a melhoria dos planejamentos administrativos, de infra-estrutura hídrica e demais atividades ligadas à área.

A base cartográfica foi atualizada na escala de 1:100.000, incluindo dados descritivos sobre rios, corpos d’água, malha viária, curvas de nível, mancha urbana e informações atualizadas sobre a infra-estrutura hídrica do Estado, referente à construção de açudes, adutoras, eixos de integração, dessalinizadores e poços. Além disso, o Altas interliga temas de recursos hídricos a outros diferentes temas, como por exemplo, ligados à vegetação, desertificação, projetos de irrigação, unidades geoambientais, imagens de satélite e a situação sócio-econômica cearense.

O Atlas Eletrônico encontra-se atualmente hospedado em servidor local instalado na SRH e sua manutenção é realizada pela Ceinf-Célula de Informática da Coafi-Coordenadoria Administrativo-Financeira da Secretaria. Toda a reestruturação foi feita em plataforma de software livre, a saber: Sistema Operacional Linux CentOS 5.2; Servidor Web Apache 2.2 com PHP; Software de Webmapping Mapserver 4.2, Framework, Pmapper v3.2; Editor Web NVU; Editor de arquivos Mapfile Scite; Banco de Dados PostgreSQL/PostGIS 8.2; Pmapper v.3.1. O suário pode acessar através do site: http://atlas.srh.ce.gov.br/.

Ao todo, foram inscritos 10 projetos para concorrerem na categoria Software Livre. Os  que concorreram nesta categoria são exemplos de projetos que foram estruturados no objetivo de trazer novas soluções e transferência de tecnologia, gerando oportunidades para profissionais e empresas locais, além de possibilitar uma redução significativa de gastos com softwares.

Assessoria de Imprensa da SRH
Fort. 22/12/09