Atlas Eletrônico da SRH disponibiliza imagens de satélite

27 de julho de 2009 - 13:41

A partir de agora, especialistas e técnicos em recursos hídricos, além do público em geral, podem visualizar através do Atlas Eletrônico da SRH-Secretaria dos Recursos Hídricos imagens de satélite com resolução de 20m de todo o Ceará. O projeto de Atualização, Conversão e Disponibilização da Base Espacial do Sistema de Informação dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará envolveu a atualização da cartografia básica e temática de todo o Estado na escala 1:100.000. A conclusão desse projeto tornou possível o acesso a uma quantidade significativa de informações sobre a geografia física do Ceará, dados esses de fundamental importância para a melhoria dos planejamentos administrativos, de infra-estrutura hídrica e demais atividades.

Toda a reestruturação do Atlas Eletrônico foi desenvolvida em plataforma de software livre, utilizando o MapServer e banco de dados PostSQL/PostGIS. Além da base cartográfica, dados descritivos sobre a infra-estrutura hídrica contendo informações sobre os açudes, adutoras, eixos de integração, Projeto São José, dessalinizadores e poços também podem ser visualizados. Dados sobre a situação sócio-econômica e o gerenciamento dos recursos hídricos complementam os detalhes que essas imagens de satélite permitem visualizar.

A implantação e adequação dessa nova ferramenta no Atlas Eletrônico foram desenvolvidas pela Ceinf-Célula de Informática da SRH. O novo tema Imagens de Satélite é sub dividido em duas opções: Imagens de Satélite CBERS e Relevo. Todas essas informações já estão disponíveis no site: https://www.srh.ce.gov.br.

Assessoria de Imprensa da SRH
Jair Melo – Estagiário
Fort. 27/07/09