Avança a criação da primeira Unidade de Conservação dos Açudes da RMF

3 de julho de 2020 - 10:59

A Cogerh avançou em mais uma etapa do processo de criação da primeira Unidade de Conservação que abrange açudes do sistema de abastecimento de água da região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

A comissão conjunta formada pela Cogerh e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), entidade que acompanha o processo licitatório, finalizou as análises de qualificação jurídica das empresas candidatas a execução do projeto. O parecer será enviado ainda esta semana à Procuradoria Geral do Estado (PGE). A ação é acompanhada também pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), órgão integrante do projeto de criação da Unidade de Conservação.

O gerente regional da Cogerh na região metropolitana de Fortaleza, Cláudio Gesteira, ressaltou a importância da Unidade e ressaltou a continuidade das etapas do processo de licitação mesmo durante o período de isolamento social. “A comissão interna que acompanha os trabalhos segue trabalhando em prol da criação das unidades de Conservação. Agora, vamos aguardar a tramitação do processo, levando em conta também as restrições de atendimento devido aos ritos de prevenção contra a contaminação pelo novo coronavírus”, completa o gerente.

Preservação e Segurança Hídrica

A primeira Unidade de Conservação de reservatórios da RMF será um legado para a população, como afirma o gerente metropolitano da companhia. “Proteger e preservar os reservatórios inseridos na região metropolitana de Fortaleza vão contribuir para evitar os usos irregulares e assegurar o abastecimento da região”, reforçou.

O projeto da Unidade de Conservação contempla os três principais açudes da RMF: Pacoti, Richão e Gavião e abrangerá uma área de 173 km². A Unidade percorrerá os municípios de Pacatuba, Itaitinga, Guaiuba, Aquiraz, Horizonte e Pacajus. Os estudos de implementação do projeto serão divididos cinco etapas, distribuídos em fases, tais como: Plano de Mobilização Social, Levantamentos do Meio Físico, Biótico, Socioeconômico e Fundiário, Levantamento dos Impactos Ambientais e Consultas Públicas.

RMF

Hoje, sete municípios dependem diretamente do sistema de abastecimento de água da Região Metropolitana. São eles: Fortaleza, Pacajus, Horizonte, Chorozinho, Eusébio, Maracanaú e Caucaia. É a região de maior concentração populacional do estado.

 

Fonte: Cogerh