Balanço do Programa Água Doce prevê implantação de dessalinizadores até dezembro

29 de junho de 2018 - 16:29

Na manhã desta terça-feira (10), gestores e técnicos do Programa Água Doce (PAD) no Ceará foram recebidos pelo secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, para dar início à elaboração do balanço das ações do PAD no Estado. A implantação dos últimos sistemas de dessalinização previstos pelo atual contrato, que devem ser inaugurados até dezembro. Também foi tema da reunião que contou com a participação do secretário adjunto Ramon Rodrigues; do coordenador do PAD no Ceará, Ricardo Marques; da supervisora do Núcleo de Águas Subterrâneas da SRH, Liduína Carvalho e das diretoras financeiras da SRH, Heloísa Mota e Isabel Carvalheiro.

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. Visa ao estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades difusas do semi-árido.

Em quase cinco anos de Água Doce no Ceará, 212 comunidades de 44 municípios já foram beneficiadas com sistemas de dessalinização. E outros 36 equipamentos estão em processo de implementação. Para tanto, terão sido investidos R$ 44.249.978,55 de recursos dos governo Federal e Estadual. A mais recente inauguração aconteceu no final de janeiro deste ano, quando 190 famílias das localidades de Ipueira das Pedras, Monte Pedral, Mulungu, Muquém, Nogueira e Passagem, na zona rural do Município de Paramoti, receberam sistemas de dessalinização de água do Programa Água Doce (PAD).