Câmara Técnica examina o desperdício de água subterrânea

19 de junho de 2009 - 12:27

A CTAS-Câmara Técnica de Águas Subterrâneas do CONERH-Conselho dos Recursos Hídricos do Ceará, secretariada pela Coordenadora de Gestão dos Recursos, Maria Zita Timbó Araújo, decidiu consultar as câmaras técnicas congêneres do CNRH-Conselho Nacional de Recursos Hídricos e da Secretaria dos Recursos Hídricos de São Paulo, sobre a legislação que controla a exploração de águas subterrâneas. O assunto preocupa as autoridades hídricas do Ceará, sobretudo em Fortaleza, devido a crescente perfuração de poços.

A deliberação da CTAS, ocorrida em sua última reunião, atendeu a consulta formulada pela SEMAM-Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Fortaleza preocupada com o rebaixamento forçado do nível do lençol freático, o que está acontecendo em algumas áreas da capital cearense. Levantamento feito por aquela Secretaria, mostra que ocorre desperdício grandioso de água subterrânea nos prédios construídos ao longo da Avenida Beira Mar com garagens no subsolo. O resultado disso é o bombeamento contínuo dessa água por tais prédios, para evitar conseqüentes inundações.

Ao fazer a solicitação, a SEMAM busca informações relacionadas a interpretação da legislação sobre o assunto, pois as águas bombeadas estão sem nenhum aproveitamento, sendo lançadas na rede de saneamento básico, drenagem ou diretamente no mar, no caso dos edifícios construídos na orla marítima.

Na mesma reunião, foi apresentada minuta de resolução, elaborada por integrantes da CTAS, que estabelece os procedimentos necessários para lacração e obturação de poços, atividade esta a ser desempenhada pela SRH. Tal resolução servirá para incrementar as atividades de fiscalização na área de obras hídricas, particularmente na questão dos poços. Depois de apreciada por todos os integrantes da CTAS, essa mesma resolução será encaminhada ao CONERH para aprovação final.

Assessoria de Imprensa da SRH

Fort. 19/06/2009