Câmara Técnica fiscaliza qualidade da água

6 de setembro de 2011 - 12:18

Em sua 42ª Reunião Ordinária, realizada na manhã de ontem, dia 05, a Câmara Técnica de Água Subterrânea-CTAS analisou as diversas ações em curso voltadas para a inibição do envazamento clandestino de água e consequente melhoria da qualidade da água envazada na Região Metropolitana de Fortaleza e vendida diretamente aos consumidores. Na ocasião representantes da Semace-Superintendência do Meio Ambiente do Ceará apresentaram dimensão de ação do seu Laboratório de Análise de Água, mais um instrumento de aprimoramento à fiscalização dos recursos hídricos no Estado.

A CTAS, criada pelo Conselho dos Recursos Hídricos do Ceará-CONERH, é composta pelos representantes de vinte órgãos e entidades públicas e privadas, tendo a Secretaria Executiva exercida pela Secretaria dos Recursos Hídricos-SRH que serve, também, de local para as reuniões do citado grupo de trabalho. Presentes estiveram os representantes das duas vinculadas da SRH – Cogerhr e Sohidra -, Funceme, Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual, Cagece, DNOCS, Federação das Indústrias, agência CPRM, CREA-CE, ABAS, ABINAP, Comitê de Bacias da Região Metropolitana de Fortaleza, Sindbebidas, Semace e Cevisa.

Ainda na sua reunião de ontem, a CTAS recebeu informações sobre os resultados da fiscalização contra o envazamento clandestino de água em Fortaleza e o anúncio da expansão fiscal para outros municípios da Região Metropolitana de Fortaleza. De igual modo, foram mostrados os dados obtidos pelo Grupo de Trabalho que elabora a Minuta ao Decreto a ser encaminhado, brevemente, ao CONERH que, após aprovar, encaminhará ao Governador do Estado tratando de regulamentar a exploração e uso de Águas Subterrâneas, e do Grupo de Trabalho que estuda a reformulação nos formulários de Outorga de Direito de Uso de Água no Ceará.

Assessoria de Imprensa da SRH

Fort. 08/09/2011