Ceará é primeiro

31 de outubro de 2008 - 14:01

Ao ensejo da sua visita a Fortaleza, o presidente da ANA, José Machado, afirmou que o Ceará é atualmente o primeiro entre todos os Estados na formação da infra-estrutura hídrica do País.
Ao ensejo de sua recente permanência em Fortaleza, o presidente da ANA-Agência Nacional de Águas, José Machado, disse à imprensa local que “São mínimas as estruturas de recursos hídricos iguais à do Ceará no Brasil”. Para ele “o Ceará é um dos poucos estados do País que tem instituições como a COGERH-Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos” com boa capacidade de monitoramento, inclusive na cobrança de tarifas sobre águas brutas do Estado.

O presidente da ANA participou, nesta capital, da abertura do I Encontro do Pacto das Águas, realizado no Centro de Treinamento do Banco Nordeste, no bairro do Passaré. José Machado externou que “essa experiência do Ceará (referindo-se ao Pacto das Águas) está no acervo da ANA e deverá servir de modelo para outros Estados”.

“Tem se avançado muito aqui, no Ceará, no aproveitamento dos recursos hídricos, mas a inquietação permanece e o Pacto das Águas vem para aprofundar o diagnóstico, identificar lacunas e há grande expectativa que esse relatório traga subsídios para políticas públicas destinadas à melhoria dos recursos hídricos”. Anunciou que o Pacto das Águas será debatido nos Fóruns das Águas Nacional e das Américas que vão ser realizados em novembro deste ano”. “Experiências como essas precisam ser disseminadas”, insistiu.