Ceará entra no terceiro ciclo do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas

8 de maio de 2024 - 11:13

Ocorreu nesta quarta-feira (08), a oficina de Avaliação do 2º Ciclo do  Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas no Ceará, bem como apresentação das regras do 3º Ciclo. O encontro aconteceu no auditório da Cogerh, em Fortaleza, traçando novas metas juntos aos Conselheiros de Recursos Hídricos de Ceará para avanços na gestão hídrica do Ceará.

Como um programa de incentivo financeiro aos sistemas estaduais para aplicação de ações de fortalecimento institucional e de gerenciamento de recursos hídricos, o Progestão está iniciando seu terceiro ciclo de cinco anos no Ceará.

Humberto Cardoso, Superintendente de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), destacou a importância do momento:

“Estamos felizes em ver o Ceará, que é referência na gestão dos recursos hídricos no Brasil,  avançando em mais um ciclo com novas metas e mais recursos. Esse momento representa para nós a garantia das diretrizes da política de recursos hídricos por ser integrado, descentralizado e participativo”, apontou o Superintendente.

O Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da SRH, Ramon Rodrigues, reafirmou a relevância do programa:

“Esse é um apoio que a ANA tem nos dado, em que o Progestão para nós é muito importante não só por permitir alcançar as metas traçadas, mas ir além. Estamos muito satisfeitos pela motivação de melhorar cada vez mais na gestão dos recursos hídricos no nosso estado, que é tão carente de água, nos ajudando a evitar sofrer riscos de desabastecimento”, destacou.

Durante o evento, metas foram traçadas em oficina com a participação dos Conselheiros de Recursos Hídricos do Ceará. Os objetivos apontados serão submetidos ao Conselho Estadual para validação das metas para os próximos cinco anos no Ceará.