Ceará participa de Intercâmbio Cultural em gestão integrada de recursos hídricos

10 de março de 2020 - 15:22

O Intercâmbio faz parte de um programa de diálogos setoriais com a União Européia organizado pela Agência Nacional de Águas – ANA.

foto: Ascom ANA

Uma comitiva do setor hídrico cearense formada pelo secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SRH Ramon Rodrigues, superintendente da Sohira Yuri Castro e diretor de planejamento da Cogerh Elano Joca, representou o Governo do Ceará no Intercâmbio União Europeia-Brasil na Construção de Cooperação em Gestão Integrada de Recursos Hídricos, organizado pela Agência Nacional de Águas – ANA, que aconteceu em Brasília na última segunda-feira (9). A abertura do evento contou com a presença da diretora-presidente da ANA, Christianne Dias.

O evento faz parte da 10ª edição dos Diálogos União Européia – Brasil, que tem como objetivo a identificação de estratégias para o enfrentamento de desafios na implementação da gestão integrada de recursos hídricos no Brasil, a partir da construção de uma proposta de aperfeiçoamento da cooperação técnica entre o Brasil e a União Européia.

O seminário teve o intuito de promover a troca de experiências em segurança de barragens, gestão de transposições, plano de contingência de secas, saneamento, papel dos planos de recursos hídricos e Diretiva Quadro da Água da Europa. Cada um destes temas teve um painel específico na programação do evento com a participação de representantes da ANA e de peritos dos Diálogos União-Europeia-Brasil.

foto: Ascom ANA

Durante o intercâmbio foi discutido a proposição de um “Road Map” para construção de uma plataforma de cooperação técnica em gestão dos recursos hídricos. As contribuições do seminário servirão para os peritos mobilizados concluírem uma versão final do “Road Map”, que será enviada à União Europeia como subsídio para construção da etapa de cooperação.

A participação do Ceará aconteceu nos três primeiros painéis da programação, que abordaram as diretivas do quadro da água, segurança de barragens e os papais dos planos.

Ao fim do encontro, ocorreu uma avaliação das apresentações e discussões ocorridas nos painéis temáticos para que fosse feito um detalhamento, com base no roteiro de execução e no cronograma proposto.