Ceará quer R$ 600 milhões para combate à seca

31 de janeiro de 2013 - 13:14

Jornal O Estado
30 de Janeiro de 2013
O Governo do Estado solicitou ao Ministério da Integração Nacional uma série de adutoras e açudes que estão orçados em R$ 600 milhões. Alguns itens já foram construídos e outros estão em construção para resolver a questão do abastecimento de água no interior.

O secretário executivo da pasta estadual de Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues, foi a Brasília fazer o acompanhamento dos projetos.

As adutoras são em Beberibe, Milhã, Salitre e Alto Santo. Uma barragem em Plamácia, com respectiva adutora, que já estão sendo feitas. Estas adutoras, segundo ele, são para levar água de onde tem para onde não tem, como já está acontecendo em vários municípios, onde os reservatórios já estão secos, devido à longa estiagem.

Falando sobre o Cinturão das Águas, disse que ele está em licitação e que as propostas para construção da obra, em sua primeira fase, serão recebidas a partir do próximo dia 14 de fevereiro. A licitação da supervisão das obras do Cinturão e as propostas serão recebidas no dia 15 de fevereiro. O prazo, segundo ele, está correndo e agora é aguardar as propostas.

IMPORTANTE
Ele analisa que o Cinturão das Águas é muito importante, porque é ele que vai receber as águas da Transposição do Rio São Francisco. A Transposição, segundo ele, está começando a deslanchar devendo, a parte do Ceará, ficar concluída em dezembro de 2014 ou, no máximo, começo de 2015.

“Quando a água da Transposição chegar, o Ceará não terá mais problema de abastecimento, mesmo em tempo de seca”, vibra. Ele prevê que as obras da primeira fase do Cinturão vão ficar prontas até o fim de 2014, quando já deverão estar chegando as águas da Transposição. A primeira fase do Cinturão custa R4 1,6 bilhão.