Ceará terá Projeto Piloto contra a desertificação

3 de março de 2011 - 11:49

 

Por ocasião de encontro paralelo à 9ª Sessão do Comitê de Combate à Desertificação (CRIC9), realizada em Bonn, na Alemaha, a delegação brasileira apresentou experiências nesta área no Brasil, demonstrando os esforços desenvolvidos e resultados alcançados. A aceitação recebida, no evento, motivou a continuidade do Projeto de Combate à Desertificação agora sobre bacia hidrográfica escolhida e na forma de Projeto Piloto, trabalhando os indicadores da desertificação, levando-se em conta o aquecimento global.

O Brasil foi representado no CRIC9, realizado entre os dias 21 e 25 de fevereiro último, por especialistas do Ministério do Meio Ambiente, Câmara Federal e sociedade civil. Representou os pontos focais governamentais brasileiros a geóloga Liduína Carvalho Costa, do Programa de Ação Estadual de Combate à Desertificação-PAE-Ceará. Na oportunidade, expôs para os participantes as experiências e a elaboração do PAE-CE e demais indicadores provenientes, principalmente, dos estudos e pesquisas de combate à desertificação no Estado.

O CRIC9 serviu para a troca de trabalhos profissionais decorrentes de lições apreendidas no Brasil e nos demais países participantes do encontro que teve a cooperação alemã. Os trabalhos do CRCI9 tiveram a participação da Secretária do Governo da Alemanha para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (BMZ), Dorothee Fiedler, Secretário da IUCN, Pablo Manzano, além de dirigentes e políticos latino-americanos.

O governo brasileiro foi representado por Francisco Barreto Campello, do Ministério do Meio Ambiente, Liduína Carvalho Costa, do Governo do Estado do Ceará, Paulo Pedro de Carvalho, Ponto Focal da sociedade civil, e deputado federal Fernando Vargas da Silva, representando a Câmara Federal.

Jornalista Wilson Pinto

Gabinete do Secretário da SRH

Fort. 03/03/2011