Centro de Águas: UFC e Governo do Estado assinam portaria

14 de agosto de 2019 - 13:23

No momento também foi assinado um termo de colaboração técnica entre a UFC e a COGERH

A Universidade Federal do Ceará e o Governo do Estado do Ceará firmaram parceria na tarde dessa terça-feira (13), com a assinatura da portaria que estabelece a criação de um grupo de trabalho que planejará a criação de um “centro de águas”, organismo que se empenhará no desenvolvimento da cadeia produtiva dos recursos hídricos. O novo equipamento, cujo nome ainda não está definido, deverá funcionar no Parque Tecnológico da UFC e terá como papel unir o conhecimento da academia às políticas públicas estaduais.

Assinaram à portaria as seguintes instituições: Universidade Federal do Ceará (UFC), Secretaria dos Recursos Hídricos do Governo do Estado do Ceará (SRH), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

O Prof. Francisco de Assis de Souza Filho, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC (DEHA), esteve desde o início à frente do projeto e explica que, a partir de agora, o grupo de trabalho irá definir a forma institucional de operacionalização do centro. “Temos no Ceará a formação de recursos humanos na Universidade, temos capacidade técnica instalada no Estado de extrema relevância e uma possibilidade de inovação científico-tecnológica no sistema de recursos hídricos. Para isso, faltava uma articulação institucional que possibilitasse uma maior integração e uma produção de maior sinergia entre esses diversos componentes do sistema, e essa é a proposta desse centro”, esclarece.

Ele informa que o centro estará focado em tudo o que diz respeito à área de recursos hídricos, superficiais e subterrâneos. “A questão ligada à gestão de recursos hídricos, aos usos da água, para ter mais eficiência na irrigação, eficiência no uso urbano, tudo. É bem amplo, vai olhar toda a cadeia produtiva da água”, afirma.

O secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, salientou que a relação da secretaria com a academia sempre foi estreita, apesar de não institucionalizada. “Com essa proximidade com a academia, tivemos um processo de retroalimentação, de feedback muito grande entre a prática e a academia. E a gente não pode se abster de alçar voos mais altos. A ideia é unir a prática e a academia para melhorar não só os procedimentos do nosso dia a dia, mas para avançar ainda mais no sentido de galgar novos patamares”, projeta.

O reitor Henry Campos destacou que, na criação do Parque Tecnológico da UFC, um dos eixos estratégicos é o de recursos hídricos. “Com o parque, nós criamos uma política de inovação tecnológica, e agora chegamos neste momento muito feliz, que representa a grande virada da Universidade: hoje, a UFC é uma universidade muito mais contemporânea, porque está mostrando a responsabilidade social que ela precisa ter”, defende.

De acordo com o reitor, o trabalho de criação desse centro já vem sendo pensado há dois anos, sempre contando com o apoio do Governo do Estado. “Em nosso entendimento, era imperativo que a Universidade aproveitasse o fato de ter um governo comprometido, responsável e aberto ao diálogo e, assim, usar nosso potencial humano.”

Termo de colaboração técnica entre a UFC e a COGERH

Além da portaria conjunta, foi assinado nessa terça-feira um termo de colaboração técnica entre a UFC e a COGERH, estabelecendo um instrumento formal de ligação bilateral entre as instituições nos assuntos relacionados a recursos hídricos. “Há muito anos, a COGERH vem trabalhando de forma conjunta com a Universidade, de forma informal. Essa formalização é um sonho de muito tempo que estamos realizando. E agora temos a possibilidade de que a Universidade possa avaliar melhor esse nosso trabalho e possa ajudar a aprimorar nossas ferramentas de trabalho”, afirmou o presidente da COGERH, João Lúcio Farias.

“Estamos acreditando nessa parceria com a Universidade. O esforço que nós faremos com os nossos técnicos para trabalhar em conjunto dará um grande resultado para a COGERH, para o sistema de recursos hídricos e, portanto, para o Estado”, almeja.