Cesar Pinheiro instala Oficina de Capacitação do Água Doce

13 de março de 2013 - 16:46

O Secretário dos Recursos Hídricos, Cesar Augusto Pinheiro, presidiu, na manhã de hoje, dia 13, a solenidade de abertura da Oficina de Capacitação dos técnicos do Núcleo Estadual do PAD-Programa Água Doce, encarregado da elaboração do Diagnóstico Socioambiental e Técnico dos municípios cearenses que serão beneficiados pela instalação e funcionamento de 222 sistemas dessalinizadores de água extraída de poços profundos, projetados para promover o abastecimento de água para o consumo humano. A Oficina terá duração de três dias – 13 a 15 do corrente mês.

Na ocasião, o titular da SRH ressaltou os “esforços do Governo do Ceará que, juntamente com a equipe da Secretaria, tem proporcionado ao Estado a construção de uma infraestrutura hídrica única entre os Estados, mas que, por capricho da Natureza, falta água decorrente da ausência das chuvas”.

Destacou os compromissos obtidos pelo governador Cid Gomes junto ao Governo Federal – cerca de R$ 600 milhões para construção de novos açudes, adutoras e outras obras hídricas no Estado – possibilitando que, numa eventualidade, em 2014, “o Ceará possa estar melhor preparado para enfrentar as sérias consequências de uma possível seca”.

Destacou a importância do Programa Água Doce, que conta com o apoio da Secretaria dos Recursos Hídricos e Desenvolvimento Urbano, do Ministério da Integração Nacional, representado na solenidade pelo coordenador nacional do PAD, Renato Ferreira. Lembrou que o Água Doce no Ceará já possui duas Unidades Demonstrativas – localizadas nos municípios de Russas e Tauá – beneficiando a mais de três centenas de famílias de produtores rurais.

O presidente do Conpam-Conselho de Políticas de Meio Ambiente do Estado, Paulo Henrique Lustosa, o superintendente da Sohidra, Leão Montezuma, presidente da Cogerh, Francisco Rennys Aguiar, representante do INCRA, Denise Aragão, Associação dos Prefeitos além dos gestores dos 30 primeiros municípios (o Ceará possui 184 municípios) escolhidos para receber o PAD prestigiaram o acontecimento, realizado no auditório do Espaço das Águas, sede da Cogerh e Sohidra.

Assessoria de Imprensa da SRH

Fort. 13/03/2013