Chove em mais 120 municípios entre sábado e domingo

25 de fevereiro de 2019 - 09:50

Após um fim de semana chuvoso, a previsão é de redução das precipitações no início da semana (Foto: Marciel Bezerra)

Em conformidade com a previsão do tempo anunciada pela Fundação Cearense de Meteorologia de e Recursos Hídricos (Funceme) na última sexta-feira (22) e reforçada neste sábado (23), o Ceará registrou chuvas em todas as regiões no intervalo entre as 7h de ontem e as 7h deste domingo (24).

No balanço parcial referente ao intervalo de 24 horas citado, há registros em, pelo menos, 122 municípios, sendo os maiores acumulados em Pacatuba (121,3 mm), Fortaleza (120,3 mm) e Maracanaú (119 mm).

As chuvas deste fim de semana estão associadas à atuação conjunta de dois sistemas indutores de precipitação: o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). O primeiro, cujo centro está localizado a oeste do Nordeste brasileiro, colaborou, principalmente, para as chuvas no interior do Estado, já a ZCIT encontra-se próximo à costa norte da região, contribuindo também para acumulados em outros estados.

Os registros observados em Fortaleza entre este sábado e hoje foram os maiores do ano na Capital. Os postos do Castelão, Messejana e Pici registraram, respectivamente, 120.3, 111 e 105.3 milímetros. Até então, o maior acumulado era de 105 mm, registrado em 19 de janeiro.

Para hoje, a previsão é de céu nublado com eventos de chuva em todas as regiões. O comportamento atual das precipitações, conforme pode ser observado por meio da rede de radares, se estenderá até o período da tarde, quando as precipitações se intensificarão no interior.

Já para os próximos dois dias, segunda (25) e terça-feira (26), a previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões. Este cenário observado pelos meteorologistas da Funceme na manhã de hoje indica redução de chuvas em relação ao fim de semana.

Fonte: Ascom Funceme